Rio Espinharas
Compartilhe!

O que começou com uma brincadeira poderia ter terminado em tragédia em Patos. Por volta das 11h50mim da quinta-feira, 23,, a Central de Comunicações do 4º Batalhão de Bombeiro Militar (4ºBBM) recebeu uma chamada informando que uma pessoa havia caído dentro do Rio Espinharas (rio que corta o município) e estava se afogando. A vítima teria caído no local conhecido como Ponte do São Sebastião, bairro de mesmo nome e, devido a correnteza, teria sido arrastado até o local conhecido como Ponte do Juá Doce, bairro Belo Horizonte. Rapidamente foram deslocadas as viaturas de Busca e Salvamento (ABS-35) e Resgate (AR-49) para o local da ocorrência.

Ao chegarem, o Subtenente Anderson dos Santos e 1º Sargento Garibaldo de Carvalho, perceberam que em vez de uma eram sete pessoas, pois os companheiros que estavam com a vítima que caiu entraram no rio para tentar socorrê-la e acabaram ficando ilhadas também, seguras em uma árvore em meio à correnteza do rio, que aumentou consideravelmente devido às fortes chuvas que ocorreram no dia anterior.

“Segundo informações de moradores do local, a vítima conhecida como Eriberto Lucena, de 32 anos, teria sido jogada pelos amigos em uma espécie de brincadeira. Entretanto, como a vítima não sabia nadar, começou a se afogar. Os amigos, na tentativa de salva-lo, teriam entrado no rio e também ficaram ilhados, segurando em uma árvore espinhosa, o que dificultou muito o salvamento”, informou o Subtenente Anderson.

“Conseguimos acessar as vítimas através de um caminho em uma fazenda pertencente a um morador do local. Entretanto o salvamento foi dificultado tanto pela correnteza do rio quanto pelo local de difícil acesso”, relatou o 1º Sargento Garibaldo.

Felizmente os bombeiros, fazendo uso de flutuadores e cordas, conseguiram retirar todos com vida. Entretanto o Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba alerta para evitar esse tipo de brincadeira, bem como pular de locais elevados, pois além da água turva que dificulta a visibilidade, a correnteza acaba trazendo objetos como vegetação e pedras que ficam escondidos no fundo dos mananciais, o que pode fazer com que a pessoa venha a se lesionar. Além disso, nunca adentrar a esses locais de correnteza forte, principalmente depois de ter ingerido bebidas alcoólicas.

bombeirospatospb.blogspot.com

eirospatospb.blogspot.com

Deixe seu comentário