Pandemia atinge PMs em Manaus
Compartilhe!

Pandemia em Manaus abriu uma nova frente: a infecção e morte de PMs. Já são dez policiais militares do Amazonas mortos pelo novo coronavírus. Entre eles, o terceiro sargento Clevilande Menandes do Santos, de 61 anos. Veja vídeo.

“De manhã ele estava bom e à tarde ele já não estava bom. Quando foi quatro horas da tarde ele deu entrada no estado de óbito e faleceu”, contou Henrique Fernandez, genro da vítima.

Outros 30 policiais militares estão afastados depois de terem exames confirmando a infecção, e mais 150 PMs também estão sem trabalhar com suspeita da doença.

“A situação, hoje, eu vejo como desesperadora, porque o policial militar está, depois da saúde, ele é o braço forte, está na linha de frente, na rua para combater essa infecção, mas o policial não está imune”, disse o sargento Igo Silva, da Associação de Praças de Bombeiros e Policiais Militares do Amazonas.

De acordo com a Associação dos Policiais Militares e Bombeiros Amazonas, os equipamentos de proteção individual, os EPIs, não são suficientes para atender a demanda da corporação. Muitos militares acabam trabalhando sem proteção.

Nos hospitais, as ambulâncias continuam fazendo fila em busca de internações. Mesmo quem consegue ser atendido enfrenta um sistema já em colapso. O seu Zeferino Lemos, de 69 anos, ficou internado por três dias. Morreu na madrugada desta sexta (24).

“Meu pai chegou aqui andando, meu pai falava. Quando eu fui ver a primeira vez o meu pai ele estava em cima de uma poltrona, com pé em cima da cadeira, porque não tinha leito para colocar o meu pai”, lamentou Crizântema Lemos, dona de casa.

A Polícia Militar do Amazonas afirmou que as declarações do representante da Associação de Cabos e Soldados da PM são falsas, que testes são feitos todos os dias, que os policiais em serviço recebem diariamente equipamentos de proteção individual e que todos os veículos estão sendo higienizados.

G1

Deixe seu comentário