Açude de Porções, em Monteiro (Imagem; reprodução/AESA)
Compartilhe!

Pelo menos 30 açudes da Paraíba estão sangrando nesta quinta-feira (23), conforme dados divulgados pela Agência Executiva de Gestão das Águas do estado (Aesa). Entre os açudes que estão com mais de 100% da capacidade estão o reservatório de São Gonçalo, em Sousa, no Sertão, o Cordeiro, na cidade de Congo e do município de Camalaú, no Cariri da Paraíba.

O Açude de Porções, localizado na cidade de Monteiro, no Cariri paraibano, voltou a sangrar com intensidade nesta quarta-feira (22), após as chuvas registradas na região, na última terça-feira (21).

O manancial tem capacidade para 29 milhões de metros cúbicos. As águas seguem para o Açude de Camalaú, que já passa dos seus 90% de sua capacidade.

Segundo a Aesa, dos 134 açudes da Paraíba, 65 estão com capacidade superior a 20% do volume total. 24 ainda estão em observação, com menos de 20% do volume e 15 estão em situação crítica, com menos de 5% do volume. Entre os açudes que permanecem em situação crítica estão os reservatórios Capivara em Uiraúna, no Sertão, e Jandaia, em Bananeiras, no Brejo da Paraíba.

O açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, que abastece Campina Grande e região, tem volume nesta quinta-feira de 296.600.548 metros cúbicos e está com 63,6% de sua capacidade, de acordo com o Departamento Nacional de Obras contra as Secas (Dnocs). Já o reservatório de Camalaú, no Cariri, transbordou após 11 anos e está com um volume de 48.190.726 m³.

Confira vídeos:

Polêmica Paraíba

Deixe seu comentário