Compartilhe!

Os médicos Dr. Eulâmpio Dantas e a Dra. Miriam de Andrade, ambos com atuação em Patos, desenvolveram uma cápsula que está sendo denominada Câmara de Entubação, Aspiração, Nebulização e Reanimação de Pacientes com COVID – 19 (CEANER).

O experimento foi criado com a finalidade de dar mais segurança aos profissionais de saúde que lidam diretamente com pacientes acometidos por COVID – 19, pois, de acordo com pesquisas oficiais, os profissionais de saúde são os mais suscetíveis ao contágio pelo COVID – 19 diante do contato direto no tratamento de pacientes com o vírus.

Dr. Eulâmpio Dantas relatou que existe a necessidade de procedimentos nos quais são liberados muitos aerossóis por parte do paciente, bem como outros procedimentos que põem em risco a saúde da equipe envolvida no tratamento. O experimento também visa promover economicidade. Como o material usado no CEANER pode ser esterilizado para reuso, existirá uma diminuição no Equipamento de Proteção Individual (EPI).

“Estamos trabalhando este dispositivo que possibilite uma entubação mais segura para os profissionais de saúde. Com ele, poderemos realizar aspirações, ambuzar e outros procedimentos sem o contato com as microgotículas no meio. Todas as ideias que ofereçam segurança no momento da aproximação para ações são sempre bem-vindas. Precisamos de material que estão nos hospitais e já não são mais usados, porém, podemos reutilizar para criar e melhorar a ideia do CEANER…”, relatou Dr. Eulâmpio.

Jozivan Antero – patosonline

Deixe seu comentário