Idosa recebe alta hospitalar, é aplaudida e comemora cura da Covid-19 (Imagem: reprodução/TV Globo)
Compartilhe!

“Desde a hora que saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ela agradece a Deus, porque pensava que ia morrer. Ela via muita gente morrendo, mas Deus deu uma nova vida a ela”. O depoimento é da auxiliar de serviços-gerais Alba Maria de França, filha da cuidadora de idosos Maria Ramos da Conceição França, de 63 anos, diagnosticada com Covid-19.

Nesta sexta-feira (1º), depois de 16 dias internadas, sendo dez deles em uma UTI, a idosa recebeu alta do hospital em que estava, sob aplausos da equipe de saúde que a tratou. Nas mãos, estava uma plaquinha que dizia “estou curada” (veja vídeo).

No dia 16 de abril, Dona Maria Ramos foi internada na Unidade de Pronto Atendimento dos Torrões, bairro em que mora na Zona Oeste do Recife. Com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag), a situação de saúde dela se agravou, até que, no dia 18, ela foi transferida para o Hospital Nossa Senhora do Ó, em Paulista, na Região Metropolitana.

Na unidade hospitalar, ela foi rapidamente internada na UTI, para receber cuidados mais intensivos. “Ela estava com o pulmão comprometido. Foi uma luta muito grande. O resultado deu positivo para a Covid-19 no domingo (26). Ela não chegou a ser entubada, mas precisou de oxigênio”, afirmou a filha.

Na casa em que Dona Maria mora, vivem, ainda, a filha, a neta, o marido dela e uma bisneta da idosa. Além disso, a neta da cuidadora de idosos está grávida. Nenhum deles teve sintomas gripais, mesmo leves, que pudessem indicar o contágio pelo novo coronavírus.

“Nós achamos que ela se contaminou no posto de saúde, porque o porteiro de lá teve resultado positivo e morreu da doença”, disse Alba Maria de França.

Com a matriarca curada da Covid-19, a família, agora, tem muitas razões para agradecer. “Todo mundo chorou. Ela rezou muito, está muito feliz. Agora, estamos tomando cuidado, esperando isso passar”, declarou alba.

G1 PE

Deixe seu comentário