Compartilhe!

Os profissionais que atendem na Unidade de Pronto Atendimento de Patos (UPA) estão aflitos com o aumento de atendimentos de casos que se tornaram suspeitos por apresentarem sintomas semelhantes aos de novo coronavírus.

Segundo relatou uma enfermeira da Unidade Otávio Pires de Lacerda, em um só dia, neste sábado, dia 02 de maio, cerca de 40 pessoas foram atendidas com sintomas característicos de Covid-19-, doença causada pelo novo coronavírus, e encaminhadas para o isolamento.

Após passarem por triagem, elas são encaminhadas ou para o Complexo Hospitalar Regional Janduhy Carneiro de Patos, ou para casa para entrarem em quarentena.

O problema, segundo os profissionais, é que não existe teste rápido para Covid-19 na Unidade e sempre fica a dúvida. “Não podemos ignorar esses casos para incorrer no pecado da subnotificação”, disse uma profissional.

Os testes rápidos para Covid-19 estão sendo realizados no Hospital Regional.

Neste sábado, dois dos pacientes tiveram que ser entubados e encaminhados para o Regional com a suspeita da doença. “Sorte que tinha vaga no Regional, mas é muita séria a situação”, revelou outra enfermeira.

Na UPA de Patos, existe apenas um respirador o que dificulta o trabalho dos profissionais. “Caso chegue alguém com sintomas mais graves a gente só tem oxigênio para colocar só para morrer sem que a gente faça nada”, disse ela.

Os casos suspeitos que chegam a UPA vêm aumentando bastante nos últimos dias. E maio começou com uma crescente. “Você pode ser o profissional mais equilibrado, mas eu me senti angustiado de ver as pessoas nas ruas sem que nada estivesse acontecendo”, disse a enfermeira aflita.

Patos tem oficialmente 23 casos confirmados de Covid-19, até este domingo pela manhã, com três óbitos registrados.

Por conta da crescente curva de casos, o prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, decidiu prorrogar as medidas de restrição até o dia 18 de maio de 2020, sendo necessária a suspensão de funcionamento de diversos serviços na cidade.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Deixe seu comentário