Teste rápido para detecção de coronavírus aplicado na Paraíba — Foto: Secom-PB/Divulgação
Compartilhe!

O número geral de infectados também subiu. O boletim considera a notificação de 1.361 casos da Covid-19 no estado, número 115% maior do que o divulgado há uma semana, que era de 633.

Devido ao aumento no número de infectados e de óbitos registrados no estado, o Conselho Regional de Medicina da Paraíba (CRM-PB) propôs a criação de um gabinete de crise para a troca de informações diárias sobre a pandemia de Covid-19, para que as autoridades competentes possam tomar as decisões com base em evidências científicas.
“Os profissionais de saúde estão na linha de frente e precisam de todo o suporte das unidades de saúde para atenderem bem os pacientes e não serem contaminados. Quanto mais médicos infectados, menos profissionais teremos para enfrentar essa batalha”, destaca o presidente do CRM-PB, o médico Roberto Magliano, que foi contaminado pelo coronavírus e está entre os mais de 200 pacientes recuperados na Paraíba.

A proposta foi justificada pelo órgão com o temor de um possível colapso no número de leitos de UTI nos hospitais que são referência para o tratamento da doença no estado. A sugestão é que o gabinete seja coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a participação das secretarias dos municípios, das sociedades de especialidades médicas e representantes do Ministério Público e sociedade civil.

Ao G1, a SES informou que trabalha com ações de prevenção voltadas para os profissionais de saúde que possuem prioridade na realização de testes rápidos para detecção do novo coronavírus. Ainda de acordo com a secretaria, a categoria também recebe equipamentos de proteção individual (EPIs) e acompanhamento psicológico.

Sobre a criação do gabinete de crise, proposto pelo CRM-PB, a SES não se posicionou.

Ocupação em leitos de UTIs

Ainda segundo o boletim da SES, nos últimos 7 dias a ocupação dos leitos de UTI já ativados pelo Plano de Contingência Estadual passou de 44% para 50%. O documento destaca o crescimento na ocupação de leitos de UTI para adultos, que no estado, passou de 58% para 61%.

Na região metropolitana de João Pessoa, no mesmo período, a ocupação dos leitos de UTI já ativados pelo Plano de Contingência Estadual passou de 55% para 69%.07:27 06/05/2020

G1 PB

Deixe seu comentário