Passarela da Rocinha com a faixa "fique dentro de casa!": comunidade é a que tem mais mortes — Foto: Marcos Serra Lima/G1
Compartilhe!

As 174 mortes por coronavírus de moradores de favelas da cidade do Rio, segundo dados reunidos pelo Voz das Comunidades até quarta-feira (20), já ultrapassam o número de óbitos por Covid-19 de 15 estados brasileiros registrados até aquela mesma data.

O estado do Rio é o segundo da federação com mais mortes, num total de 3.237, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), atrás apenas de São Paulo.

Estados com menos mortes do que favelas do Rio

Estados Mortes
MS 17
MT 32
TO 42
RR 64
SE 69
DF 77
AC 76
GO 78
PI 87
RO 90
SC 94
PR 137
AP 142
RS 161
RN 170
Favelas do Rio 172

No total, 13 comunidades da capital fluminense registraram mortes por Covid-19. A Rocinha, com 46, e o Complexo da Maré, com 23, têm as piores situações.

A Prefeitura do Rio não registra mortes por favelas, apenas por bairros. Por conta disso, o Voz das Comunidades passou a reunir os casos.

O jornal comunitário tem como fontes de informações dados da própria prefeitura, do governo estadual e várias unidades de saúde que atendem moradores de grandes comunidades do Rio, como a Clínica da Família Zilda Arns, Clínica da Família Pavão-Pavãozinho e Cantagalo, Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria – ENSP, Clínica da família Victor Valla, Clínica da Família Maria do Socorro Silva e Souza, Clínica da Família Rinaldo De Lamare, Cms Dr Albert Sabin e Comitê SOS Providência.

Mortes por coronavírus em favelas do Rio

Comunidade Mortes
Rocinha 47
Maré 23
Manguinhos 13
Jacaré 12
Cidade de Deus 14
Alemão 14
Mangueira 7
Providência 10
Acari 6
Vidigal 3
Vila Kenedy 9
Jacarezinho 7
Pavão-Pavãozinho / Cantagalo 9

Denise Rocha, formada em Serviço Social na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), morava na Maré e atuava combatendo o coronavírus. Ela foi uma das vítimas da doença, no fim do mês passado.

“A Denise era tudo na minha vida. Era uma pessoa importante para mim, para os amigos e os vizinhos”, desabafou o marido ao RJ2.

Dias depois, o G1 mostrou que, apesar de toda a mobilização na Maré, moradores denunciavam aglomerações e até mesmo a falta de água e sabão — medida preventiva básica.

Comparação com estados

A população dessas 13 favelas com casos fatais é de 369 mil pessoas, de acordo com o Censo de 2010. Segundo o Instituto Pereira Passos (IPP), não há estimativa mais nova do número de habitantes.

Dos 15 estados com menos mortes que as favelas cariocas, apenas três têm população inferior a um milhão de habitantes. A estimativa é de 2019, feita pelo IBGE, que não tem iniciativa semelhante para bairros e favelas.

Roraima, com 64 mortes por coronavírus e pouco mais de 600 mil habitantes, tem a menor população entre esses estados. Os óbitos por Covid-19 são quase um terço dos registrados nas favelas cariocas, apesar do maior número de moradores.

Até mesmo Minas Gerais, com mais de 21 milhões de habitantes, tinha número bem próximo de mortes das comunidades do Rio: 177 contra 174.

Se for levada em consideração a proporção de mortes para cada 100 mil habitantes, as favelas do Rio teriam 46,6. O estado com maior proporção de mortes por 100 mil habitantes é o Amazonas, com 36.

No fim de março, o G1 ouviu especialistas que analisaram o aparecimento dos primeiros registros da doença na Zona Sul da capital, área nobre da cidade. Já naquela época eles temiam a expansão para as comunidades.

“É uma situação preocupante porque, se o vírus entrar numa comunidade mais pobre, vai ser devastador. Serão muitos casos”, disse à época o infectologista Edimilson Migowiski.

Covid-19 x assassinatos

Os números da Covid-19 em todo o estado do Rio também são expressivos se comparados com dados da criminalidade. Em apenas dois dias, o estado registrou mais mortes pela doença do que o número de assassinatos de qualquer mês de 2020.

Entre terça (19) e quarta (20), foram contabilizadas 385 mortos por coronavírus. Em todo o mês de março, foram 372 assassinatos no estado. Em fevereiro, 323; em janeiro, 349.

Os dados de criminalidade são coletados e divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP), classificados como homicídio doloso — ou seja, quando há intenção de matar.

Casos confirmados

Os número de casos confirmados no estado também são superlativos. Até a última quarta-feira, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), eram 30.372.

É como se fosse toda a população de Arraial do Cabo, com seus 30.349 habitantes na Região dos Lagos, estivesse infectada. Ou praticamente a cidade de Itatiaia, com seus 31.805 habitantes, novamente segundo estimativa do IBGE.

Para se ter uma ideia, os casos confirmados seriam capazes de encher o estádio de São Januário, na Zona Norte do Rio, ou o Raulino de Oliveira, em Volta Redonda — o terceiro e quarto maiores do estado, respectivamente.

G1 RJ

Deixe seu comentário