Compartilhe!

Com centenas de trabalhadores, o Guedes Supermercado está entre os serviços essenciais e, portanto, sujeito aos problemas decorrentes da dificuldade de manter seu padrão de atendimento diante da pandemia do novo coronavírus, Covid-19. São centenas de trabalhadores e milhares de clientes recebidos pela empresa que tem quase 50 anos de fundação em Patos.

A empresa foi uma das primeiras a adotar medidas sanitárias e seguir melhorando cada vez a forma de lidar com o inimigo invisível, que tem causado dor e sofrimento em todo o mundo. O Guedes Supermercado também foi o primeiro a ter um trabalhador como vítima fatal da doença, desde então, o alerta foi redobrado. Ana Maria era muito querida na empresa e todos sentiram sua morte.

A adoção de medidas ainda mais rígidas passou a ser exigida pela direção da empresa. Entre as normas cotidianas, destaque para a desinfecção diária da parte interna e externa; tapete sanitizante na entrada; controle de fluxo com uso disponibilizado de álcool em gel para todos os clientes ingressos no prédio; uso obrigatório de máscaras para trabalhadores e visitantes; barreira de acrílico em todos os caixas e demais setores; higienização de carrinhos, dentre ações acompanhadas pela Secretaria de Vigilância Sanitária do Município de Patos.

Guedes Supermercado 3 scaled

Uma medida bastante prudente da direção do Grupo Guedes também foi a de afastar, sem prejuízo do vínculo empregatício, todos os trabalhadores com sintomas gripais. Com isso, o trabalhador pode se cuidar e manter a segurança dele e de todos do seu convívio, caso positivo para Covid-19, se tratar. Alguns comerciários venceram a doença e aguardam exames do tipo IGG e IGM para retornar ao trabalho.

Neste sábado, dia 23, boatos circularam em redes sociais dando conta de que funcionários estariam trabalhando doentes. A reportagem fez contato direto com a direção do Grupo Guedes e até com trabalhadores para buscar a verdade. Tais comentários foram rechaçados e se comprou tratarem-se de informações mentirosas. A direção relatou já ter recebido tal fake e lamentou profundamente o boato maldoso.

O chefe da Vigilância Sanitária do Município de Patos, João Paulo Lacerda, disse que o Guedes Supermercado e o Guedes Shopping vem sendo destaque nos métodos usados para prevenção para saúde dos seus clientes e trabalhadores. A parceria entre o Guedes Shopping e a Caixa Econômica Federal, que recebe milhares de pessoas em busca de inúmeros serviços, também foi elogiada. “Nós temos feito esse trabalho de acompanhamento e orientação, não só lá, mas em todos os supermercados para que todos tenham a segurança de frequentar. No Guedes estão se tomando medidas pioneiras…”, relatou João Paulo.

O médico Dr. Pedro Augusto Dias Timóteo, médico do Hospital Regional de Patos e que vem lidando diretamente com pacientes acometidos pelo Covid19, parabenizou o Grupo Guedes e pediu para que outras empresas sigam esse exemplo. Dr. Pedro vem acompanhando e se disse surpreso com a fake que circulou nas redes sociais.

Ouça entrevista de João Paulo Lacerda (Vigilância Sanitária do Município de Patos):

Ouça Dr. Pedro Augusto Dias Timóteo:

Jozivan Antero – Patosonline.com

Deixe seu comentário