Compartilhe!

A pactuação feita pelo Governo do Estado, através da 6ª Gerência Regional de Saúde com os 24 municípios da regional Patos, vem sendo cumprida à risca, com decisões compartilhadas pelos gestores no enfrentamento à pandemia do coronavírus.

A distribuição de EPIs é uma das decisões pactuadas, com cada município recebendo quantitativo direcionado às unidades, aos profissionais de saúde, previamente acordado. A 6ª Gerência recebeu mais um lote de EPIs da Secretaria de Estado da Saúde, através da Gerência Executiva de Unidades Hospitares, para serem direcionados às secretarias municipais de saúde. Os municípios já estão cientes que devem fazer a retirada desses materiais.

O material enviado ao Estado pelo Ministério da Saúde consta de 25 mil máscaras descartávéis com elástico; 2.400 máscaras de proteção N95, 14.300 luvas, 16.400 tocas descartáveis e 1.200 aventais descartáveis manga longa.

Teste rápido

A 6ª Gerência recebeu do Comitê de Gestão de Crise mais uma remessa de kits de teste-rápido, o quarto lote, para abastecer os municípios e hospitais referência para Covid-19. Além da população que busca as unidades de saúde com sintomatologia, profissionais de saúde, seguranças e seus familiares são contemplados com o referido teste. Importante ressaltar que a procura para a relização dos testes devem seguir os critérios: após o 10º dia de sintomatologia.

Todos os municípios que recebem os testes devem alimentar o sistema E-SUS VE, sejam os resultados positivos ou negativos. Os municípios que receberam kits, mas que aparecerem zerados na utilização deles no E-SUS VE, não receberão mais os kits, até que apresentem relatório de uso.

Do quinto lote, previsto para chegar à região na próxima semana, só receberão novos kits os municípios que apresentarem aumento de no mínimo 40% no percentual de utilização dos testes recebidos deste quarto lote entregue nesta quinta-feira 28.

Assessoria

Deixe seu comentário