Patos (Foto; arquivo Folha Patoense)
Compartilhe!

A redução por dois dias seguidos no número de casos de Covid-19 em Patos, doença causada pelo novo coronavírus, tem uma explicação. Segundo a coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Patos, Samara Marques, isto se deve ao fechamento dos centros de testagem.

De acordo com ela, os 16 casos foram notificados no município, (11 no sábado, 30, e 5 no domingo, 31), foram através de testes rápidos realizados no Hospital Regional de Patos, na Unidade de Pronto Atendimento-UPA, e no Hospital Infantil Noaldo Leite, fato que não caracteriza uma diminuição no número de registros do município.

A coordenadora informou que cerca de 30 pacientes deverão ser testados diariamente em Patos a partir desta segunda-feira, 1 de junho, nas unidades referência para a contagem dos casos de Covid-19, o que deve fazer com que os números voltem a subir já no próximo boletim epidemiológico.

Em outras palavras, o que a coordenadora quis dizer foi que os casos existem, mas ficaram subnotificados por falta de testagem.

Patos vinha registando picos diários de novos casos da doença, e por dois dias seguidos, teve essa diminuição o que falseou a realidade, pois a cidade ainda deve enfrentar um mês de junho difícil assim como foi o mês de maio com 603 registros de novos casos de coronavírus.

Ainda de acordo com Samara, a testagem está sendo feita em pacientes que estejam a partir do 10º dia de sintomatologia e o agendamento está sendo feito para os pacientes que tiverem com períodos inferiores a dez dias.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus com Genival Junior

Deixe seu comentário