Início Locais Novos cálculos matemáticos se aproximam da realidade de casos de Covid-19 de...

Novos cálculos matemáticos se aproximam da realidade de casos de Covid-19 de Patos

O professor de cálculo, probabilidade e estatística da UNIFIP, FAFIC e UVA, Rhodolffo Lima, fez uma nova projeção dos casos de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, para cidade de Patos.

Rhodolffo explicou que o estudo feito por ele e divulgado no início do mês de maio, que projetava um total de 823 casos de Covid-19 em Patos para o sábado, 23 de maio, não se concretizou devido à redução de crescimento proporcional de notificações diárias dos casos de Covid-19 na cidade. Veja abaixo a projeção anterior.

No estudo anterior, Patos chegou a 450 casos registrados de Covid-19 neste domingo, 24, o que representou 54,57% dos casos projetados por Rhodolffo, ficando longe da realidade.

Neste novo cálculo projecional até esta segunda-feira, dia 01 de junho, os números vêm dentro da margem de erro e bem próximos dos casos devidamente confirmados. Ou seja, estão acertados.

Já esta nova projeção iniciou no dia 25 de maio e vai até 7 de junho, próximo domingo. Até agora, a curva permanece ascendente sem previsão de início de queda. Veja no gráfico abaixo o comparativo.

Para Rhodolffo, as variáveis acontecem de acordo com as medidas adotadas pelas autoridades, bem como o comportamento da sociedade de encarar o isolamento social com responsabilidade.

O professor acrescentou que a projeção inicial foi realizada entre os dias 28 de abril e 5 de maio, mas registrou uma alta oscilação proporcional nos últimos dias, resultando em um número inferir ao projetado pelo estudo.

Perceba no gráfico feito pelo Portal 40 Graus que até o dia 9 de maio, os números entre a realidade e projeção do estudo são semelhantes. Deve-se ao fato de a projeção ter sido feita a partir do dia 10 quando foram registrados 93 casos e a projeção era de 90.

Segundo ele, esta nova projeção poderá se concretizar, mas terá no comportamento da população nos próximos dias, um fator determinante para a definição dos números.

Vicente Conserva – Portal 40 Graus

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!