Compartilhe!

O Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, é o primeiro do estado 100% SUS a realizar o transplante de coração adulto e pediátrico, com uma particularidade em relação ao procedimento em crianças. É o 5º hospital público do país habilitado para fazer transplante de coração pediátrico. No entanto, o transplante só será possível após a pandemia.

Com a habilitação, as crianças farão a cirurgia no Hospital Metropolitano e não necessitarão mais realizar o transplante em Fortaleza ou Recife, como acontece, atualmente.

“Essa habilitação é um marco na saúde da Paraíba, pois, o número de transplante cardíaco no estado vem aumentando muito, cenário que não era visto há 10 anos. Agora, o procedimento passa a ser feito diretamente no hospital público”, comentou o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros.

A chefe do Núcleo de Ações Estratégicas da Central de Transplante da Paraíba, Rafaela Carvalho, explicou que o Hospital Metropolitano foi habilitado para os transplantes cardíacos porque é uma unidade de saúde com infraestrutura que comporta procedimentos de alta complexidade, a exemplo de transplantes de órgãos. “Além do mais, é referência no estado, em cardiologia, com a melhor equipe, tanto para adulto como pediátrico”, observou.

SECOM

Deixe seu comentário