Moradores encontram peixes mortos no açude Engenheiro Ávidos, em Cajazeiras — Foto: TV Cabo Branco/Reprodução
Compartilhe!

Moradores do distrito de Boqueirão, em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, encontraram diversos peixes mortos, boiando em vários pontos do Engenheiro Ávidos, na última terça-feira (2). Alguns pescadores suspeitam que a morte dos peixes pode estar relacionada a algum tipo de agrotóxico ou à chegada de novas águas no manancial. Em vídeo feito pelos pescadores da região, canoas estão percorrendo o açude quando flagraram vários peixes mortos boiando em diversos pontos do manancial.

Ao G1, a Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba informou que o órgão realizou uma coleta da água da superfície e outra do fundo do manancial, que não há anormalidades no índice de oxigênio dissolvido e que possivelmente esta mortalidade de peixes se justifica pela presença de gases.

Segundo a Cagepa, alterações no comportamento e prejuízos ao crescimento, reprodução e sobrevivência em peixes e camarões podem ser causadas por concentrações subletais de gás sulfídrico. Esse gás é formado a partir da decomposição dos resíduos orgânicos (algas mortas, entre outros materiais, em condições de decomposição).

Ainda de acordo com a Cagepa, não há implicações na qualidade da água que chega ao consumidor da região abastecida pelo açude, tendo em vista que a água passa por um detalhado processo de tratamento antes de ser distribuída.

Em entrevista à TV Paraíba, o pescador Francisco Celestino disse que esse fenômeno acontece todos os anos e pode estar relacionado com o excesso de vegetação às margens do açude. “O mato apodrece e falta oxigênio para os peixes”, explicou.

Outro pescador da região, Francisco Jair, relatou que essa não é a primeira vez que os peixes aparecem mortos no açude. “Tucunaré morreu bastante. Todo ano morre muito peixe aqui”, afirmou.

O açude Engenheiro Ávidos é o principal reservatório da região e um dos maiores do estado. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), atualmente o açude está com mais de 156 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a cerca de 53% da capacidade total.

G1 PB

Deixe seu comentário