Compartilhe!

Morreu no início da noite deste sábado, 27, no Hospital Memorial São Francisco em João Pessoa, o jornalista Adelson Barbosa, de 58 anos, que fez parte dos quadros do Sistema Correio da Paraíba por décadas. Ele havia sido diagnosticado com câncer no cérebro em 2018 e desde então vinha se submetendo a tratamento que inclui duas cirurgias. Há aproximadamente duas semanas, Adelson foi mantido em home care e hoje, como o quadro se agravou, foi encaminhado ao Memorial São Francisco, onde acabou morrendo durante uma parada cardiorrespiratória.

Repórter e editor experiente, Adelson fez parte dos quadros da Folha de S. Paulo, também trabalhou recentemente na Revista Piauí e estava cursando História. Era diretor e proprietário do site Estado PB. Apesar dos problemas de saúde (além do câncer, era cardiopata), costumava brincar que estava “enganando a morte”.

Não há ainda informações sobre velório e sepultamento.

O gosto pela História ficou evidente em muitos momentos da carreira de Adelson. No  programa Dedim de Prosa, apresentado pelo também jornalista Wellington Farias, ele falou sobre a visita de Dom Pedro II à Paraíba.

Adelson Barbosa dos Santos nasceu em João Pessoa. Segundo ele contou, a mãe morava na Ilha do Bispo e foi levada para a maternidade em uma marinete. O parto teria acontecido em frente à Lagoa do Parque Solon de Lucena. Mãe e filho foram levados para a Maternidade Cândida Vargas, mas ele foi criado em Patos, no sertão. Foi agente pastoral em Patos na década de 80 e integrou as comunidades eclesiais de base, ministrando aulas de catecismo para crianças. O jornalismo surgiu ainda na vivência da igreja. Fez vestibular para Jornalismo e passou. Adelson morou na Casa do Estudante em João Pessoa e disse que se tornar jornalista parecia um sonho distante.

ParlamentoPB

Deixe seu comentário