Idoso com várias comorbidades recebe alta de hospital após vencer Covid-19 (Fotos: arquivo pessoal)
Compartilhe!

José Sotero Neto, 86 anos, venceu a Covid-19. Contudo, para ele, a família e a equipe médica que o atendeu, essa vitória veio como um milagre. Isso porque além da idade avançada, Seu José é cardiopata, hipertenso e diabético. Além disso, sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) enquanto estava internado.

“Foi uma glória o que aconteceu. Além de ele não ter sintomas graves, não ficou com sequelas. Passou muitos dias internados por causa do AVC, mas nem isso deixou consequências”, contou a neta Ariadne Sotero.

Segundo ela, o avô sentiu os primeiros sintomas da doença no dia 1º de julho. Com sinais de cansaço, ele foi levado ao hospital, mas liberado em seguida, sem sintomas graves.

“A gente ainda chegou a fazer um teste particular, mas deu negativo. Uma semana depois, ele se sentiu mal novamente, voltamos ao hospital e ele já ficou internado. Fez o teste e no dia seguinte saiu o resultado, ele estava com Covid”, disse ela.

Ainda no hospital, Seu José sofreu um AVC, que não o afetou gravemente. Segundo Ariadne, somente por isso ele não recebeu alta antes.

“Os médicos falaram que ele estava bem, só ficou 20 dias internado porque precisava ficar em observação devido ao AVC. Ele não teve nada afetada, está apenas com a voz trêmula, mas os médicos disseram que ele vai recuperar fazendo acompanhamento com fonoaudiólogos”, relatou.

A família preparou uma recepção calorosa para ele. Do hospital ele já foi direto para casa, onde pode receber o carinho de três filhos e uma neta, de quem ele ficou afastado por 20 dias.

“Ele nem vai precisar ficar isolado, voltou para casa e vai conviver normalmente. Está curado e não transmite mais a doença”, comemorou Ariadne.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como na capital piauiense, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares. Os decretos preveem que quem descumprir as regras pode ser penalizado com multa ou até prisão.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta (veja vídeo), uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).

G1 PI

Deixe seu comentário