Compartilhe!

A cidade de Patos ultrapassou a meta de cobertura de 90% do público-alvo geral da Campanha Nacional de Vacinação da Influenza deste ano (2020), que encerrou oficialmente no último dia 30 de junho.

Com 95,33% de todos os grupos imunizados, neste momento as doses remanescentes estão disponíveis para toda a população nas unidades básicas de saúde da família, enquanto houver estoque. A vacina previne contra três tipos do vírus influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.

Embora a vacina esteja disponível para todos, é importante que as pessoas que fazem parte dos grupos de risco e ainda não receberam a dose procurem as unidades, uma vez que alguns grupos de risco ainda não atingiram a meta de 90% de cobertura preconizada pelo Ministério da Saúde. Estão nessa relação, as crianças de seis meses a menores de seis anos, por exemplo.

Ao procurar a unidade, o paciente deve levar documento de identificação e o cartão de vacina para que a equipe verifique a situação vacinal do indivíduo.

A orientação é para que a pessoa entre em contato com a unidade mais próxima para verificar a disponibilidade da vacina, se não houver, peça orientação na própria unidade para saber onde ainda a dose está disponível.

Vale frisar que as unidades de saúde que atuam como âncoras para tratamento dos casos suspeitos do Covid-19, não estão realizando a vacina neste período de pandemia. São elas: UBS Horácio Nóbrega (São Sebastião), UBS Metódio Leitão (Monte Castelo), UBS Solon Medeiros (Salgadinho) e UBS Rosinha Xavier (Liberdade).

Cabe esclarecer ainda que a imunização irá acontecer somente enquanto durar o estoque de vacina.

Lucileide Guedes – coordenadora de Imunização (Patos atinge meta de vacinação contra a gripe):

Coordecom –  Hélio Barbosa

Deixe seu comentário