Compartilhe!

Na manhã desta terça-feira, dia 07 de julho, a Prefeitura de Patos e a Secretaria de Desenvolvimento Social, durante reunião com presidentes de associações comunitárias, com o prefeito interino Ivanes Lacerda e a Secretária de Desenvolvimento Social, Mila Nóbrega, reativaram o Banco de Alimentos do município.

Durante a reunião, o prefeito Ivanes Lacerda garantiu a emenda orçamentária de autoria do vereador Ferré Maxixe e que irá contemplar 48 agricultores, com cada cota no valor de R$ 6.350,00 (seis mil, trezentos e cinquenta reais). A contemplação não é cumulativa, ou seja, quem já foi contemplado com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), do Governo Federal, não acumulará com a emenda orçamentária.

A Secretária de Desenvolvimento Social, Mila Nóbrega, explicou que esta terça-feira foi de reativação do Banco de Alimentos.

“Hoje nós tivemos um momento importante na gestão do prefeito Ivanes Lacerda, pois o Banco de Alimentos teve sua função social ativa ainda na gestão de Francisca Motta em 2017, onde, ao sair deixou um saldo que veio a ser ainda utilizado em 2018. Mas, tudo foi paralisado por não ter mais recursos para o Banco de Alimentos. Agora nós estamos retornando com o Banco de Alimentos e de acordo com a emenda proposta será também atender as associações rurais e urbanas além dos CRAS”, disse Mila Nóbrega.

A secretária frisou a importância da parceria com as associações, sendo que os presidentes de associações irão receber para que as pessoas que vivem em vulnerabilidade social e que não são assistidas pelos CRAS,  possam receber os alimentos.

O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Sustentável, Manoel Messias, destacou a importância da reunião.

“Foi uma reunião muito importante, haja vista o PAA e o Banco de Alimentos serem de suma importância para os agricultores e famílias carentes. Nós sabemos que o Banco de Alimentos funcionou, ainda, na gestão de Francisca Motta, e através de uma emenda ordinária de R$ 300 mil de autoria do vereador Ferré, estará possibilitando mais 48 agricultores vender sua produção e ter assegurada a venda de seus produtos , a prefeitura adquire e distribui  para as  famílias  melhorando seu estado nutricional”, disse.

Manoel Messias explicou que ainda tem os 47 agricultores do PAA, totalizando 95 agricultores beneficiados.

Ainda ontem (07) já ocorreu a primeira entrega de alimentos. A doação que foi entregue a Associação do bairro da Vitória com 50kits da emenda municipal. Os kits contêm  alface + coentro + macaxeira + polpa de frutas. Também foi contemplada a Fazenda da Esperança  com Coentro (10,5kg), Polpa de frutas (15,9kg); e a  Casa da Misericórdia com coentro (30kg) e polpa de manga (17kg).

Coordecom 

Deixe seu comentário