Compartilhe!

Mesmo com a suspensão das aulas da Rede Municipal de Ensino de Patos, em decorrência da pandemia do Covid-19, a Secretaria Municipal de Educação vem dando continuidade à estratégia de melhorias em todas as unidades escolares das zonas urbana e rural.

Durante as reformas, cada unidade recebeu reparos nas salas de aula, banheiros, pátio externo, murada e demais dependências. Os serviços vão desde pinturas, limpeza e conserto de portas, a melhorias nas partes elétrica e hidráulica.

A secretária de Educação do município, Socorro Chaves, informou que durante este período de pandemia os trabalhos não sofreram alterações no cronograma.

“Desde janeiro quando a gente entrou de férias que nós estamos fazendo pequenos consertos e pequenas reformas em nossas escolas. E nesse período de pandemia não foi diferente, a gente continuou fazendo o trabalho até porque veio o inverno e tivemos que restaurar o telhado de algumas escolas, o forro, entre outras coisas,” comentou a secretária.

Para Socorro Chaves, a melhoria estrutural das unidades escolares também é um compromisso com a educação, pois é necessário que melhores condições de acomodações estejam sempre disponíveis para professor, funcionários e alunado.

“É um compromisso da gestão tanto da Secretaria, como da Prefeitura, em manter a qualidade da estrutura, pois a qualidade do ensino não se baseia só no professor e no aluno, mas também na estrutura oferecida,” destacou a secretária.

De acordo com Gilmar Soares, chefe do setor de infraestrutura da Educação, as equipes estavam trabalhando durante o último mês nas escolas EMEF Raimunda Melo, EMEF Paulo Porto e EMEF Anaiza Luiz Calixto, o que praticamente encerra o cronograma de reformas e melhorias nas escolas da Rede Municipal.

“O trabalho de reforma das escolas foi contínuo. Na Raimunda Melo foi feita toda parte elétrica, toda parte hidráulica, retelhamento, foram feitos também portões e colocado gesso nas salas de aula. Fizemos também o melhoramento do piso externo. A Paulo Porto também recebeu melhoramento nas partes elétrica e hidráulica, corrimão, pinturas interna e externa, e parte da quadra esportiva da escola. Deixamos a escola toda pronta. Já a Anaiza Calixto, recebeu rampas de acessibilidade com corrimão, ampliação dos banheiros também com acessibilidade, duas salas de aula receberam forro de gesso, a cozinha recebeu uma bancada com mármore e um piso todo em cerâmica,” descreveu Gilmar.

Com a conclusão destes serviços a equipe será direcionada para uma obra na EMEF Aristides Hamad Timene que teve uma extensão de mais de 20 metros sua murada derrubada pelas últimas chuvas.

“Nós estamos apenas aguardando o término da licitação, e assim que concluído vamos comprar todo o material entre cimento, ferro, tijolo, areia, brita, para que possamos fazer essa parte da Escola Aristides. Vamos aproveitar também para fazer melhoramento na parte externa da frente da escola e alguma sala de aula que esteja precisando,” revelou o chefe de infraestrutura.

A Rede Municipal de Ensino de Patos conta com aproximadamente com 50 unidades escolares entre creches, escolas nas zonas urbana e rural e o Centro Irmã Benigna, atendendo cerca de 10 mil alunos desde o berçário até o 9° ano, no ensino regular e EJA.

Sonora da secretária Socorro Chaves:

Sonora de Gilmar Soares:

Coordecom

Deixe seu comentário