Cometa C/2020 F3 (Neowise) fotografado a partir de Oregon, EUA - Créditos: Steve Peters
Compartilhe!

Desde os primeiros dias do mês de julho, começaram a surgir na internet imagens estonteantes do Cometa C/2020 F3 (Neowise). Por hora, todas essas imagens vêm de países do Hemisfério Norte onde o cometa está visível, mas em alguns dias poderemos ver ele aqui do Brasil também.

O Cometa C/2020 F3 (Neowise) foi descoberto no dia 27 de março de 2020 nas imagens em infravermelho do telescópio espacial NEOWISE (Near-Earth Object Wide-field Infrared Survey Explorer), da NASA. Entre 22 e 27 de junho, foi percebido um aumento em seu brilho quando passou pelo campo de visão do telescópio espacial de observação solar, SOHO. Como ele estava na direção do Sol, não poderia ser observado aqui da Terra, mas deixou os astrônomos atentos, na expectativa de sua aparição no início deste mês.

Passagem do Cometa C/2020 F3 (Neowise) pelo campo de visão do SOHO – Créditos: NASA/SOHO

E ele não decepcionou. Quando apareceu novamente, nas últimas horas da madrugada no Hemisfério Norte, o cometa estava esplendoroso. Visível a olho nu e majestosamente fotografado em várias partes do planeta e até mesmo da Estação Espacial Internacional. Confira algumas imagens abaixo:

Cometa C/2020 F3 (Neowise) fotografado a partir do Arizona, EUA – Créditos: Tom Polakis
Cometa C/2020 F3 (Neowise) fotografado a partir da Califórnia, EUA – Fonte: Wikipedia
Cometa C/2020 F3 (Neowise) fotografado a partir do México – Créditos: Da Ko
Cometa C/2020 F3 (Neowise) fotografado a partir do Líbano – Créditos: Maroun Habib
Cometa C/2020 F3 (Neowise) fotografado a partir da Estação Espacial Internacional – Créditos: Ivan Vagner/Roscosmos

Na Paraíba

Aqui no Brasil, ainda precisaremos esperar alguns dias. Inicialmente ele deve aparecer para os estados mais ao norte do país como Roraima e Amapá a partir do dia 20 de julho. E já a partir do dia 21, ele poderá ser visto na Paraíba, logo após o pôr do Sol, na direção noroeste. A cada dia depois desse, ele aparecerá mais alto no horizonte, porém menos brilhante. Em 26 de julho, o cometa já estará visível para todo o Brasil.

Posição do Cometa C/2020 F3 (Neowise) no céu de João Pessoa no dia 21 de julho – Imagem: stellarium.org

Como observar e fotografar

A tendência agora é que o brilho do cometa comece a diminuir à medida que ele vai se afastando do Sol. Então será mais fácil observá-lo nos primeiros dias. Para encontrá-lo, procure próximo ao horizonte na direção noroeste, assim que começar a escurecer. Obviamente, precisará de um horizonte livre nessa direção. O Cometa só estará visível no início da noite. Deverá se pôr uma hora depois do Sol, e será muito difícil de vê-lo quando estiver mais próximo ao horizonte, então, procure não perder tempo para observá-lo e fotografá-lo.

Se tiver uma câmera fotográfica, apoie ela em um tripé, aponte na direção do cometa faça disparos utilizando o temporizador para evitar tremores indesejáveis. É importante configurá-la para o modo noturno (ISO moderada, grande abertura e exposição elevada). Se tiver a possibilidade de treinar umas fotos noturnas com antecedência, fará toda a diferença, uma vez que não terá muito tempo para o cometa.

Encontro de cometas

E para encerrar o show, entre s dias 06, 07 e 08 de agosto, ele estará presente em um verdadeiro encontro de cometas no céu. Nesses dias, o C/2020 F3 (Neowise) aparecerá muito próximo dos cometas C/2017 T2 (Panstarrs) e C/2019 U6 (Lemmon). Todos separados por uma distância inferior a 10° no céu. Tão próximos que poderão ser escondidos por uma mão fechada. Mas provavelmente apenas o Cometa Neowise poderá ser visto. Os outros dois, como já deverão estar muito distantes da Terra, aparecerão bem mais tênues no céu e provavelmente só poderão ser vistos por através de instrumentos como telescópios ou câmeras apropriadas.

Conjunção entre os cometas C/2020 F3 (Neowise), C/2017 T2 (Panstarrs) e C/2019 U6 (Lemmon) no dia 07 de agosto – Imagem: stellarium.org

Mas sem dúvida nenhuma, esta será uma excelente oportunidade para contemplar um dos mais belos eventos astronômicos: a observação de um cometa a olho nu. Então, reservem espaço na agenda, planejem com antecedência e preparem suas câmeras fotográficas para registrar esse fabuloso e imperdível momento.

Marcelo Zurita – (83) 99926-1152
APA – Associação Paraibana de Astronomia
BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros
Asteroid Day Brasil – Coordenação Regional Nordeste
SAB – Sociedade Astronômica Brasileira

Deixe seu comentário