Compartilhe!

A cidade de Patos foi avaliada, neste sábado, dia 11 de julho, de acordo com o Plano Novo Normal do Governo do Estado, com a bandeira amarela.

WhatsApp Image 2020 07 13 at 11.45.39As cores das bandeiras servem de base para que os gestores tomem suas decisões relacionadas ao retorno seguro das atividades econômicas. Sendo assim, o prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, assinou e publicou o decreto n° 39/2020, nesta segunda-feira, dia 13 de julho, que permite o retorno das seguintes atividades econômicas a partir desta terça-feira, dia 14 de julho:

– Os estabelecimentos comerciais e serviços abaixo relacionados seguirão horário comercial, condições de funcionamento e logística para atendimento de clientes em feiras livre; mercados públicos, clínica de estética, salões de beleza obedecendo todas as questões de higiene e segurança.

-Shoppings e galerias em horário habitual;

-Atividades físicas ao ar livre (praças, avenidas, canal do frango, terreiro do forró), sempre com uso de máscaras e obedecendo o distanciamento entre as pessoas;

-fica autorizada a abertura de lojas de varejos e serviços no centro e nos bairros das cidades, em horário comercial, 08hs às 18hs;

-O Mercado Darcílio Wanderley será aberto, com horário de funcionamento de 07:00 às 17:00 horas. Não será permitido o consumo de bebidas em geral e comidas no interior do mercado, mas os restaurantes e lanchonetes podem funcionar com delivery e drive thru,

-Mercado Público Juvino Lilioso(mercado da carne), inclusive as feiras livres, poderão funcionar de segunda-feira à sexta-feira;

-Hotéis, pousadas e similares ficam autorizados a voltar as atividades normais, obedecendo todos os protocolos de segurança e higienização dos ambientes.

Fica autorizado o retorno dos treinos pelos times de futebol do campeonato paraibano de futebol, respeitando o plano de retomada do futebol paraibano, expedido pela Federação Paraibana de Futebol, bem como orientação do Estado da Paraíba, utilizando para tanto o Estádio Municipal José Cavalcante, sendo vedado o treinamento em academias ou ambientes fechados.

O funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e afins seguirá o funcionamento na forma de delivery e drive trhu, obedecendo condições de funcionamento e logística para atendimento de clientes.

Permanecem fechados os estabelecimentos como: academias, áreas de lazer, feira da troca, casas noturnas, de festas ou de espetáculos, cinemas, bares e restaurantes. Ficam suspensas as aulas presenciais da rede pública municipal de ensino até o dia 30 de julho do corrente ano, podendo ser antecipado ou postergado de acordo com os dados epidemiológicos do município.

Medidas

Os estabelecimentos que são autorizados a abrirem a partir deste dia 14 de julho devem fazer monitoramento da entrada e saída dos consumidores, permanência com uso de máscara, disponibilização de álcool gel, barreiras sanitárias em tapete umedecido com água sanitária ou similar. A permanência de 01 (uma) pessoa a cada quatro metros quadrados (4m²), incluindo funcionários, colaboradores e consumidores.

Nas feiras livres é vedado o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação, o consumo de produtos no local, bebidas alcoólicas e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores, observando ainda, o espaço destinado a feira livre no entorno dos mercados, as barracas móveis devem ser montadas obedecendo um distanciamento de 5 metros de uma para outra.

No Mercado Darcílio Wanderley, não será permitido o consumo de bebidas em geral e comidas no interior do mercado, mas os restaurantes e lanchonetes podem funcionar com delivery e drive thru. Seu funcionamento deve seguir as mesmas orientações de segurança, higienização e controle quanto ao acesso de consumidores, funcionários e transeuntes, sempre com o uso de máscaras.

As Escolas, faculdades e universidades do setor privado poderão voltar, de forma gradativa suas atividades administrativas, obedecendo os critérios de distanciamento, higienização, uso de máscara, álcool gel 70%.

As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do Município.

A Prefeitura de Patos está ampliando o número de leitos da UPA Otávio Pires Lacerda, assim como inaugurou, na última sexta-feira, dia 10, o novo centro de testagem para o COVID-19. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, da última sexta, em Patos, dos 53 leitos disponíveis (UPA/Hospital), 23 estão ocupados.

Decreto.

 

COORDECOM

Deixe seu comentário