Compartilhe!

A cidade de Patos foi avaliada, neste sábado, dia 11 de julho, de acordo com o Plano Novo Normal do Governo do Estado, com a bandeira amarela.

As cores das bandeiras servem de base para que os gestores tomem suas decisões relacionadas ao retorno seguro das atividades econômicas. Sendo assim, o prefeito interino de Patos, Ivanes Lacerda, assinou e publicou o decreto n° 39/2020, nesta segunda-feira, dia 13 de julho, que permite o retorno das seguintes atividades econômicas a partir desta terça-feira, dia 14 de julho:

– Os estabelecimentos comerciais e serviços abaixo relacionados seguirão horário comercial, condições de funcionamento e logística para atendimento de clientes em feiras livre; mercados públicos, clínica de estética, salões de beleza obedecendo todas as questões de higiene e segurança.

-Shoppings e galerias em horário habitual;

-Atividades físicas ao ar livre (praças, avenidas, canal do frango, terreiro do forró), sempre com uso de máscaras e obedecendo o distanciamento entre as pessoas;

-fica autorizada a abertura de lojas de varejos e serviços no centro e nos bairros das cidades, em horário comercial, 08hs às 18hs;

-O Mercado Darcílio Wanderley será aberto, com horário de funcionamento de 07:00 às 17:00 horas. Não será permitido o consumo de bebidas em geral e comidas no interior do mercado, mas os restaurantes e lanchonetes podem funcionar com delivery e drive thru,

-Mercado Público Juvino Lilioso(mercado da carne), inclusive as feiras livres, poderão funcionar de segunda-feira à sexta-feira;

-Hotéis, pousadas e similares ficam autorizados a voltar as atividades normais, obedecendo todos os protocolos de segurança e higienização dos ambientes.

Fica autorizado o retorno dos treinos pelos times de futebol do campeonato paraibano de futebol, respeitando o plano de retomada do futebol paraibano, expedido pela Federação Paraibana de Futebol, bem como orientação do Estado da Paraíba, utilizando para tanto o Estádio Municipal José Cavalcante, sendo vedado o treinamento em academias ou ambientes fechados.

O funcionamento de bares, restaurantes, lanchonetes e afins seguirá o funcionamento na forma de delivery e drive trhu, obedecendo condições de funcionamento e logística para atendimento de clientes.

Permanecem fechados os estabelecimentos como: academias, áreas de lazer, feira da troca, casas noturnas, de festas ou de espetáculos, cinemas, bares e restaurantes. Ficam suspensas as aulas presenciais da rede pública municipal de ensino até o dia 30 de julho do corrente ano, podendo ser antecipado ou postergado de acordo com os dados epidemiológicos do município.

Medidas

Os estabelecimentos que são autorizados a abrirem a partir deste dia 14 de julho devem fazer monitoramento da entrada e saída dos consumidores, permanência com uso de máscara, disponibilização de álcool gel, barreiras sanitárias em tapete umedecido com água sanitária ou similar. A permanência de 01 (uma) pessoa a cada quatro metros quadrados (4m²), incluindo funcionários, colaboradores e consumidores.

Nas feiras livres é vedado o funcionamento de restaurantes e praças de alimentação, o consumo de produtos no local, bebidas alcoólicas e a disponibilização de mesas e cadeiras aos frequentadores, observando ainda, o espaço destinado a feira livre no entorno dos mercados, as barracas móveis devem ser montadas obedecendo um distanciamento de 5 metros de uma para outra.

No Mercado Darcílio Wanderley, não será permitido o consumo de bebidas em geral e comidas no interior do mercado, mas os restaurantes e lanchonetes podem funcionar com delivery e drive thru. Seu funcionamento deve seguir as mesmas orientações de segurança, higienização e controle quanto ao acesso de consumidores, funcionários e transeuntes, sempre com o uso de máscaras.

As Escolas, faculdades e universidades do setor privado poderão voltar, de forma gradativa suas atividades administrativas, obedecendo os critérios de distanciamento, higienização, uso de máscara, álcool gel 70%.

As medidas previstas neste Decreto poderão ser reavaliadas a qualquer momento, de acordo com a situação epidemiológica do Município.

A Prefeitura de Patos está ampliando o número de leitos da UPA Otávio Pires Lacerda, assim como inaugurou, na última sexta-feira, dia 10, o novo centro de testagem para o COVID-19. De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde, da última sexta, em Patos, dos 53 leitos disponíveis (UPA/Hospital), 23 estão ocupados.

Veja o novo decreto.

 

Coordecom

Deixe seu comentário