O treinamento com os profissionais do setor aconteceu nesta terça-feira
Compartilhe!

O Balanço hídrico é fundamental ao controle do tratamento do paciente, pois é o processo que envolve a mensuração e registro do total de líquidos infundidos, ingeridos e eliminados pelo paciente em um período de 24 horas, com o objetivo de verificar perdas e/ou ganhos de líquidos e eletrólitos. Esse controle permite melhor orientar a equipe multiprofissional na definição das condutas clínicas mais apropriadas para cada caso. E foi com o objetivo de implantar esse controle na Sala Vermelha da Urgência do Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) que foi realizada, nesta terça-feira (21), uma atividade de educação permanente com os profissionais que atuam no setor. Esse controle que já existia em outros setores do hospital passa agora a ser feito também na Urgência.

A coordenadora de Enfermagem da Urgência, Ingrid Rodrigues e a coordenadora de Enfermagem da UTI, Lorena Maria foram as facilitadoras do treinamento que revisou conhecimentos sobre os fatores que influenciam as perdas líquidas, o volume eliminado, assim como a distribuição dos líquidos no organismo e sua fisiologia. “Um controle hídrico eficiente é feito através da subtração entre o volume total de líquidos administrados e volume total dos eliminados. O balanço hídrico será positivo quando o volume dos administrados for maior que o dos eliminados e será negativo quando o volume dos eliminados for maior que o dos administrados”, explica Ingrid.

Ainda segundo a coordenadora, os valores de líquidos infundidos, bem como os líquidos que são expelidos pelo paciente passarão a ser registrados e traduzidos em números o que vai melhor auxiliar os médicos no momento da melhor conduta a ser tomada para cada caso. “A partir de hoje, as equipes de enfermagem passam a monitorar também esse controle hídrico tornando esse procedimento uma rotina diária para todos os pacientes que passarem pela Sala Vermelha da Urgência aperfeiçoando, ainda mais, a nossa assistência”, finaliza Ingrid Rodrigues.

Assessoria 

Deixe seu comentário