Compartilhe!

Foi sepultado às 19h40min desta quarta-feira, 22/07, no Memorial Jardim da Paz Cemitério Parque, no Distrito Industrial, em Patos, o corpo do músico Pinto do Acordeon.

masterdigna 2 1Pinto do Acordeon vinha em tratamento de câncer e morreu na madrugada de ontem (terça-feira, 21) em São Paulo. Seu corpo chegou a Paraíba por volta das 19 horas de ontem e foi velado no Parque das Acácias, em João Pessoa, com muitas homenagens e a presença de sanfoneiros que executaram alguns dos seus grandes sucessos.

Por volta das 10 horas da manhã desta quarta-feira o corpo foi trasladado para a cidade de Patos. Houve uma parada em Santa Luzia, onde o músico foi aplaudido, homenageado pelos artistas locais e pelo prefeito, que discursou. Ao chegar a Patos, por volta das 15 horas, muita gente o aguardava na BR 230, nas proximidades do Posto Tigrão. O corpo foi levado no veículo dos bombeiros em cortejo pelas principais ruas de Patos, sendo aplaudido por onde passava.

memorial jardimO velório também foi marcado pela presença de muita gente e muitas homenagens. Sanfoneiros da região o homenagearam, também tocando suas músicas, canções que estão na memória e no coração do povo nordestino. A banda de música do 3° Batalhão de Polícia Militar também o homenageou.

Ninguém o conhecia por seu nome de batismo: Francisco Ferreira Lima. Todos o chamavam de “Pinto do Acordeon” ou “Nego Pinto”. Tinha 72 anos, era natural da cidade de Conceição, no Vale do Piancó. Veio morar em Patos em 1964.

Passou uma temporada morando em João Pessoa, onde entrou na política e por duas vezes foi eleito vereador.

Era uma tradição o São João de Patos ser aberto por ele, sempre com a mesma música: “Olha pro céu, meu amor, vê como ele está lindo”. Ouça aqui ele cantando “Neném mulher, sua música mais conhecida.

Era fã de Luiz Gonzaga, de quem ganhou a sua primeira sanfona. Tocava o forró de pé e outros ritmos nordestinos.

Deixa viúva a senhora Madalena Alves Figueiredo, com quem teve sete filhos: Cicinho, Moisés, Alexandrina, Samuel, Priscila, Elis Regina e Madalena.

Muitas das suas canções foram gravadas por outros artistas, a exemplo de Elba Ramalho e Raimundo Fagner. “Neném Mulher”, seu maior sucesso, compôs a trilha sonora da novela “Tieta”, da Rede Globo.

Foi um dia de muita comoção em Patos.  Pinto do Acordeon era um autêntico representante da música nordestina.

Pinto do Acordoen estava sempre feliz, impressionava a todos com sua alegria constante. Esse será uma característica que será sempre lembrada por todos que o conheceram.

Veja imagens das homenagens em João Pessoa, Santa Luzia e Patos: 

 

Folha Patoense – folhapatoense@gmail.com

Deixe seu comentário