Família reunida em comemoração — Foto: arquivo pessoal
Compartilhe!

Morreu na noite de quarta-feira (22), o quarto integrante de uma família da Serra do Rio Grande do Sul, em decorrência da Covid-19. A divulgação do nome não foi autorizada. Segundo familiares, 12 pessoas foram contaminadas pelo vírus.

O homem de 64 anos estava internado no Hospital de Vacaria desde o dia 11 de julho.

Os pais dele, Solon Gonçalves Padilha, de 88 anos, e Leonor Alano Padilha, de 84, e um dos irmãos, Odilon Alano Padilha, de 58 anos, morreram na semana passada, num intervalo de três dias.

Segundo a Secretaria da Saúde de São José dos Ausentes, um outro membro da família segue internado em estado grave no Hospital de Gramado. Ele também é filho do casal de idosos.

12 testaram positivo

Segundo a psicóloga Aline Padilha, neta do casal, 12 pessoas da família testaram positivo para a doença. “Alguns já tiveram e não têm mais transmissão. Outros foram hospitalizados, mas receberam alta”, elenca.

A família realizava um revezamento desde o início da pandemia para o cuidado com os idosos, que moravam em uma propriedade rural a cerca de 50 km do centro de São José dos Ausentes. “Todo ‘finde’ era um filho responsável por vir, para fazer a lida de campo, do gado”, diz Aline.

Aline ressalta que a família não realizou nenhuma reunião recentemente. “Muitas pessoas estão falando que todos se reuniram no aniversário do meu avô, mas isso não é verdade. A última ocasião em que eles estiveram juntos, apenas com os filhos, foi no Dia das Mães”, garante.

A prefeitura de São José dos Ausentes, onde a família morava, decretou luto oficial de três dias, a partir desta quinta-feira (23), pela morte dos quatro familiares. No decreto, a prefeitura diz:

“Considerando os preciosos trabalhos dedicados ao município de São José dos Ausentes no decorrer de suas vidas, como cidadãos de bem, trabalhadores, professor; Considerando o estado de consternação geral da comunidade Ausentina e o sentimento de solidariedade, dor e saudade que emerge pela perda de familiares respeitáveis e de ilibadas condutas; Considerando, finalmente, que é dever do Poder Público de São José dos Ausentes, render justas homenagens àqueles que com o seu trabalho, seu exemplo e sua dedicação, contribuíram para o bem-estar da coletividade.”

G1 RS

Deixe seu comentário