Compartilhe!

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da cidade de Patos inicia nesta sexta-feira, 24, o projeto “INSS Expresso”, uma nova alternativa para garantir que os segurados com pendências de entrega de documentação relacionada a benefício ou serviço requerido na autarquia possam cumpri-las com mais facilidade.

Desde o início da pandemia de Covid-19, o atendimento pessoal foi suspenso e o cumprimento de exigências passou a ser feito de forma remota, através do aplicativo ou site Meu INSS (gov.br/meuinss), mas, devido às dificuldades que muitos segurados enfrentam para terem acesso aos canais virtuais, foi instalada, na sede da agência, uma urna, na qual os interessados poderão depositar os envelopes contendo as cópias dos documentos pendentes de apresentação.

Dentro do envelope, além da documentação solicitada na exigência, deverá haver a cópia de um documento de identidade com foto (RG ou Carteira de Habilitação) do segurado. É necessário ainda uma declaração na qual o interessado se responsabiliza pela autenticidade e veracidade das informações prestadas. Não será necessária a autenticação das cópias em cartório.

O envelope poderá ser depositado na Agência do INSS de Patos, que fica na rua Jarbas Moura, 26, bairro Belo Horizonte, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. Não há necessidade de agendamento prévio para a entrega. Os segurados que moram nas cidades vizinhas poderão utilizar o serviço dos Correios para entregar enviar os documentos pendentes.

Mais informações

As exigências são emitidas quando a pessoa solicita um benefício ou serviço no INSS, mas durante a análise, é verificada a necessidade de apresentação de documentação adicional para conclusão do processo. Para saber quais documentos devem ser apresentados, o interessado deve consultar o telefone 135, o Meu INSS (no site gov.br/meuinss ou no aplicativo para celulares) ou entrar em contato com o plantão remoto de sua região, que em Patos atende através do WhatsApp (83) 3421-4791.

Do lado de fora do envelope, é necessário constar os seguintes dados:
– Nome completo do segurado;
– CPF do segurado;
– Endereço completo com CEP;
– Número do telefone do segurado com o DDD, ou telefone para recado com o nome de quem o receberá;
– Endereço de e-mail, se tiver;
– Data em que o envelope está sendo deixado na agência.

A entrega do envelope na agência ocorrerá sem contato físico, por meio de uma urna disponibilizada nas unidades do INSS. Não serão prestadas quaisquer informações sobre processo ou orientações em geral. Os segurados não receberão nenhum protocolo/recibo de entrega das cópias dos documentos. As cópias entregues nas agências ou enviadas pelos Correios não serão devolvidas aos segurados. Essa documentação vai ser escaneada e inserida no sistema. Posteriormente ao cumprimento da exigência, o segurado pode acompanhar o andamento do processo pelo aplicativo para celular ou site Meu INSS e pelo telefone 135.

Por medida de segurança da informação, as cópias serão destruídas. Por isso, o INSS enfatiza que não aceitará documentos originais.

Retorno do atendimento presencial

O atendimento presencial no INSS, incluindo os serviços de perícia médica e avaliação social, está programado para ocorrer no próximo dia 03 de agosto. As agências estão se adaptando aos protocolos de segurança para o enfrentamento ao coronavírus e, no primeiro momento, apenas as pessoas agendadas serão atendidas.

Anexo – termo do segurado

Assessoria INSS

Deixe seu comentário