Compartilhe!

O astrofotógrafo sousense Elton Dantas de Oliveira fez um incrível registro do Cometa C/2020 F3 (Neowise) do alto do Pico do Jabre, em Matureia, no sertão, ponto mais elevado da Paraíba, na noite da quarta-feira, dia 22/07.

Veja abaixo o depoimento dele nas redes sociais:

Aquele registro inesperado:

C/2020 F3 (NEOWISE)

Uma das melhores aventuras foi subir o Pico do Jabre antes do po?r do Sol e aguardar o cometa aparecer bem baixo no horizonte quase indo embora, outra aventura foi descer o Pico as 20:00 da noite so? eu a mata fechada os animais e o clima de 17º fora a sensac?a?o te?rmica , cada barulhinho no mato era uma apontada de lanterna para ver o que era, na?o encontrei os animais que eu queria mas vi muitos pa?ssaros na hora do sono dormindo em lugares inimagina?veis, alguns roedores (Timbu?), muitos invertebrados e por ai? vai.

O cometa NEOWISE, e? retro?grado de longo peri?odo, em julho de 2020 estava brilhante o suficiente para ser visi?vel a olho nu.

E? um dos cometas mais brilhantes do hemisfe?rio norte desde o cometa Hale-Bopp em 1997.

Sua o?rbita mais pro?xima com a terra foi em 23 de julho de 2020 a uma dista?ncia de 0,29 UA (43 milho?es de KM.

E so? sera? visto da pro?xima vez nos pro?ximos 4400 ou 6700 anos. O seu afe?lio esta? localizado no cintura?o de Kuiper. (Elton Dantas de Oliveira)

Folha Patoense com Associação Paraibana de Astronomia 

 

Deixe seu comentário