Início Registros Do alto do Pico do Jabre, fotógrafo registra uma bela imagem do...

Do alto do Pico do Jabre, fotógrafo registra uma bela imagem do Cometa Neowise

O astrofotógrafo sousense Elton Dantas de Oliveira fez um incrível registro do Cometa C/2020 F3 (Neowise) do alto do Pico do Jabre, em Matureia, no sertão, ponto mais elevado da Paraíba, na noite da quarta-feira, dia 22/07.

Veja abaixo o depoimento dele nas redes sociais:

Aquele registro inesperado:

C/2020 F3 (NEOWISE)

Uma das melhores aventuras foi subir o Pico do Jabre antes do pôr do Sol e aguardar o cometa aparecer bem baixo no horizonte quase indo embora, outra aventura foi descer o Pico as 20:00 da noite só eu a mata fechada os animais e o clima de 17º fora a sensação térmica , cada barulhinho no mato era uma apontada de lanterna para ver o que era, não encontrei os animais que eu queria mas vi muitos pássaros na hora do sono dormindo em lugares inimagináveis, alguns roedores (Timbú), muitos invertebrados e por aí vai.

O cometa NEOWISE, é retrógrado de longo período, em julho de 2020 estava brilhante o suficiente para ser visível a olho nu.

É um dos cometas mais brilhantes do hemisfério norte desde o cometa Hale-Bopp em 1997.

Sua órbita mais próxima com a terra foi em 23 de julho de 2020 a uma distância de 0,29 UA (43 milhões de KM.

E só será visto da próxima vez nos próximos 4400 ou 6700 anos. O seu afélio está localizado no cinturão de Kuiper. (Elton Dantas de Oliveira)

Folha Patoense com Associação Paraibana de Astronomia 

 

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!