Compartilhe!

Equipes da Secretaria Estadual de Saúde, 6ª Regional de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde de Patos, se reuniram na manhã desta quarta-feira (29), na sala da atenção básica do município, para dialogar e alinhar pontos sobre o acompanhamento aos casos detectados para o novo coronavírus, boletim epidemiológico, disponibilidade dos testes rápidos e sistemas de informação sobre a pandemia.

Talitha Lira, gerente operacional da Vigilância em Saúde da SES, esclareceu que a visita técnica buscou, sobretudo, observar o processo de coleta de dados que atualiza os sistemas de informação, por parte da Vigilância Epidemiológica de Patos, visando orientar melhor as decisões nas esferas estadual e municipal no tocante ao enfrentamento à Covid-19.

Ela lembrou que a Covid-19 tem aumentado significativamente nas cidades do interior do estado, e que a população deve ficar ainda mais atenta aos cuidados de proteção.

O secretário de Saúde do município, José Francisco de Sousa (Zeca), frisou que o momento foi importante para traçar novas perspectivas de atuação frente à pandemia, reforçando e melhorando o que o município já vem fazendo no tocante aos trabalhos da Vigilância Epidemiológica. Zeca considerou que teve início um novo momento de atuação para promover a descida dos números de casos da Covid-19.

Já a gerente da 6ª Regional de Saúde, Fernanda Medeiros, deixou claro que a visita técnica do estado também funciona como suporte à saúde municipal, para corrigir possíveis falhas de dados informados, a exemplo da duplicidade dos casos da Covid-19, muitas vezes resultante da realização de vários testes em um único paciente, que por algum motivo procurou serviços distintos e foi notificado mais de uma vez.

Além disso, a reunião também colocou em pauta o tema da imunização, bem como outras pactuações importantes que serão mais aprofundados em reunião posterior.

José Francisco de Sousa (Zeca) – Secretário de Saúde de Patos:

Talitha Lira – Gerente operacional da Vigilância Epidemiológica da SES:

Fernanda Medeiros – Gerente da 6ª Gerência de Saúde – Patos:

5f21e0b482a8b prefeitura e estado dialogam sobre melhorias nas acoes contra a pandemia

Coordecom

Deixe seu comentário