Ônibus passam circular com 30% da frota, em Campina Grande — Foto: STTP/Divulgação
Compartilhe!

O transporte público de Campina Grande, no Agreste da Paraíba, está funcionando com 30% da frota, desde o início da manhã desta terça-feira (4). De acordo com a Superintendência de Transporte e Trânsito (STTP), as empresas de ônibus decidiram, no fim da tarde de segunda-feira (3), reduzir a frota de circulação na cidade por terem dificuldades financeiras durante a pandemia da Covid-19.

Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Campina Grande (Sitrans), o setor chegou a cogitar a possibilidade de paralisar totalmente as atividades após a queda no fluxo de passageiros provocada pela pandemia.

Conforme a STTP, o número de passageiros foi reduzido de 100 mil por dia, antes da pandemia, para aproximadamente 15 mil no início das medidas de distanciamento social. Após a abertura do comércio o número aumentou para 33 mil passageiros diários.

Segundo o superintendente do Sitrans, Anchieta Bernardino, a cidade ficará apenas com 40 veículos circulando nesta terça-feira. “A população vai às ruas sabendo que estaremos com 30% da frota. Aquilo que era pensamento inicial de zerar a frota foi vencido na reunião em respeito a quem faz uso dos ônibus”, disse.

No início de junho o setor chegou a suspender as atividades, mas após reuniões as empresas voltaram às ruas. Uma decisão da Justiça proibiu que o setor suspenda, em sua totalidade, os serviços durante a pandemia do coronavírus. De acordo com a decisão, as empresas devem manter a circulação de pelo menos 30% da frota na pandemia.

Uma nova reunião entre a STTP e as empresas para discutir o tema deve acontecer ainda nesta terça-feira (4).

Deixe seu comentário