Compartilhe!

A Prefeitura de Patos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está retornando com a oferta dos atendimentos da atenção primária e especializada mediante a adoção de medidas preventivas contra o novo coronavírus.

Centro Especializado em Reabilitação (CER):

De acordo com a gerente de especialidades, Thays Rochelle Carvalho, o Centro Especializado em Reabilitação já está funcionando por meio dos atendimentos presencial e remoto, com psicólogo, fonoaudiólogo, psicopedagogo, neurologista, dentre outros.

Thays explicou que essa foi a melhor maneira de contemplar os pais de usuários que optaram tanto por uma modalidade, como pela outra.

Em se tratando dos usuários que necessitam do veículo para transporte até o serviço, ela esclareceu que a disponibilidade está sendo por meio de agendamento, na sede do próprio CER, com as assistentes sociais.

As terapias ocupacionais estão retornando mediante a contratação de novos profissionais.

O que ainda não está funcionando é o atendimento de fisioterapia, uma vez que a sala ainda está sendo reformada para melhor atender aos usuários e facilitar o trabalho dos profissionais. Ainda nesse contexto, os equipamentos estão sendo adquiridos de acordo com a necessidade deste atendimento.

Outro trabalho que ainda não retornou é a atividade em grupo (pais e filhos), monitorada pelos educadores físicos. Neste caso, Thays informou que o retorno da atividade vai adotar critérios exigidos para esse tipo de atividade, com base nas determinações do governo estadual.

O horário de atendimento do CER é de segunda a sexta, nos turnos manhã e tarde.

Centros de Atenção Psicossocial (CAPS):

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS AD, CAPS II e CAPS Infanto-juvenil), também estão retornando com todos os atendimentos gradativamente e com base no plano estadual de segurança contra o novo coronavírus.

Segundo informou a gerente de especialidades, Thays Rochelle, os três CAPS já estão em funcionamento há cerca de um mês, porém seguindo as determinações do plano estadual de saúde.

Para este momento estão sendo realizados alguns serviços como acolhimento, triagens, psicoterapia e atendimento médico.

Já as oficinas terapêuticas estão dentro do planejamento de retorno para as atividades grupais, que devem ser retomadas no início do mês de setembro.

Os Centros de Atenção Psicossocial recebem demandas de outros serviços ou de forma espontânea. O horário de atendimento dos CAPS é de segunda a sexta, nos turnos manhã e tarde.

1 – Fala de Thays Rochelle Carvalho – Gerente de Especialidades (CER):

2 – Fala de Thays Rochelle Carvalho – Gerente de Especialidades (CAPS Infantil – CAPS II – CAPS AD):

Coordecom

Deixe seu comentário