Início Saúde Secretário de Saúde da Paraíba considera precipitado comemorar vacina anunciada pela Rússia

Secretário de Saúde da Paraíba considera precipitado comemorar vacina anunciada pela Rússia

Secretário acredita que é necessário saber mais sobre a segurança da vacina (Foto: Walla Santos/ClickPB)

O secretário de Saúde da Paraíba, Geraldo Medeiros, acredita que ainda é cedo para comemorar o anúncio de que a Rússia registrou uma vacina contra o novo coronavírus nesta terça-feira (11).

”Qualquer manifestação agora seria precipitada desde que não se conhece como foram efetivadas as fases experimentais e a segurança da mesma”, comentou o secretário.

Muitos cientistas, tanto na Rússia quanto em outros países, questionaram a decisão de registrar a vacina antes que seja completada a chamada Fase 3 do estudo – que, por norma, demora vários meses, envolve milhares de pessoas e é a única forma de provar que a vacina experimental é segura e funciona.

Nas últimas semanas, muitos cientistas expressaram preocupação com a velocidade em que estava sendo desenvolvida a vacina. A Organização Mundial da Saúde pediu “diretrizes claras” para o tratamento e o cumprimento dos protocolos e dos regulamentos em vigor.

Apesar disso, o Governo do Paraná anunciou que vai assinar nesta quarta-feira (12) um convênio com a estatal russa para produzir a vacina Sputnik V. O acordo prevê que o Paraná poderá fazer testes, produzir e distribuir a vacina. Ainda não foi informado sobre data para início da ação justamente porque depende da liberação da Anvisa.

ClickPB com RTP e G1 PR

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!