Compartilhe!

A Secretaria de Educação do município de Patos iniciou nesta quarta-feira, dia 12, uma programação para a formação profissional com os cuidadores atuantes no projeto Patos fazendo inclusão no ensino remoto. A formação tem a atuação da Secretaria de Saúde por meio da Coordenação de Educação em Saúde.

Durante a programação, os cuidadores recebem orientações quanto ao protocolo de prevenção ao Covid-19, além da aplicação da vacina de H1N1. O evento acontece com três turmas (de 30 cuidadores) até a próxima sexta-feira, dia 14, nos turnos manhã e tarde.

Adriana Carneiro, secretária de educação, explicou que o momento é oportuno devido à metodologia para a realização do projeto.

“O novo projeto que apresentamos à sociedade, como um todo, que chama-se ‘Patos fazendo inclusão no ensino remoto’, os profissionais envolvidos são justamente os cuidadores e nesse projeto a gente apresentou uma nova metodologia de trabalho para o cuidador que é específica para o ensino remoto. Então, eles precisavam se apropriar  do projeto, da metodologia e como proceder. Dessa forma, entramos em contato com a secretaria de saúde e o secretário Zeca nos designou uma equipe para a formação”, explicou.

A Coordenadora da Educação Especial da Secretaria de Educação, Maria do Socorro Semônica, destacou a preocupação de envolver os alunos para trabalhar de forma remota a inclusão.

“Patos lança com esse projeto exclusivo promover a educação de inclusão no ensino remoto, pois, tivemos a preocupação de não deixar que os portadores de necessidades educacionais especiais ficassem a margem do processo de inclusão. A nossa preocupação foi de trazer os nossos alunos de necessidades educacionais especiais, mas também de nós treinarmos nossos cuidadores devido ao momento delicado de pandemia e porque o profissional precisa saber o perfil do trabalho dele”, explicou.

Já Fabiana Guedes, Coordenadora de Educação em Saúde da Secretaria de Saúde, disse que a capacitação sobre o Covid-19, prevenção e promoção da vida servem para que os cuidadores saiam para o campo de trabalho com os cuidados necessários, tanto para eles quanto para as crianças que serão atendidas pelo projeto.

Para garantir a segurança do público alvo do projeto, Fabiana garantiu que os cuidadores serão testados, periodicamente, pela quantidade de cuidadores que estão sendo chamados para executar o projeto.

“A testagem será gradativa, principalmente das pessoas ou crianças que apresentarem a sintomatologia sugestiva pra Covid-19. A vacinação será realizada em massa, todos os profissionais já saem vacinados e aparamentados com todo o material de proteção individual”, garantiu.

Fala de Adriana Carneiro:

Fala de Fabiana Guedes: 

Fala de Maria do Socorro Semônica:

Coordecom

Deixe seu comentário