Homem é preso e pelo menos 50 aves de várias espécies são resgatadas, na Paraíba — Foto: divulgação/Polícia Militar
Compartilhe!

Um homem de 57 anos foi preso e pelo menos 50 aves de várias especies foram resgatadas pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) na manhã deste sábado (15), em uma feira no município de Santa Rita, que fica na Região Metropolitana de João Pessoa.

A operação é resultado de levantamentos realizados pelas equipes policiais que atuam na defesa do meio ambiente, que constataram que após a flexibilização de algumas medidas do isolamento social, os suspeitos de comercializar aves silvestres voltaram a agir em feiras livres.

Conforme a Polícia Militar, os animais serão levados para a sede do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e de lá vão ser encaminhados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), em Cabedelo. O suspeito preso foi apresentado na 6ª delegacia distrital, em Santa Rita.

De acordo com a PM, a venda de animais silvestres é considerada crime, com pena de seis meses a um ano, e o autor é multado em R$ 500 por cada animal apreendido. Além disso, caso a espécie seja ameaçada de extinção, a pena é aumentada e a multa pode chegar a R$ 5 mil por cada animal.

Durante a pandemia, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) aumentou em mais de 20% as apreensões de aves silvestres nos sete primeiros meses deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2019. Foram 1.993 animais apreendidos de janeiro até o último mês de julho, contra 1.615 apreensões registradas nos sete primeiros meses de 2019.

G1 PB

Deixe seu comentário