Foto: Secom
Compartilhe!

Ao longo da pandemia do coronavírus, a 6ª Gerência Regional de Saúde recebeu e fez chegar aos 24 municípios de sua jurisdição, bem como às unidades hospitalares referência para atendimento aos casos suspeitos de Covid-19, 34.460 testes rápidos, todos já entregues.

Seguindo a nova estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) em se tratando de testagem para a doença causada pelo coronavírus, a 6ª Gerência já informou aos municípios da regional Patos que o objetivo do Estado agora é intensificar o RT-PCR, que pesquisa o RNA do vírus, realizado através da coleta swab (cotonete) nasal (nariz). Trata-se de um dos testes mais confiáveis, ideal ser feito entre o terceiro e sétimo dia dos sintomas.

O Estado aproveita a reestruturação do Lacen, que terá condições de ampliar número bem superior ao atual de exames, acelerando os resultados para Covid-19. Outro teste que a SES irá intensificar no Lacen, em breve, será o de sorologia (IGM-IGG). A Sexta Gerência solicitou swabs para repassar às cidades. No próximo dia 28 os municípios e serviços da região  participarão de mais um treinamento para coleta de swab, oferecida pela equipe da 6ª Gerência.

Máscaras

Aproximadamente 72 mil máscaras reutilizáveis foram enviadas à Sexta Gerência Regional de Saúde pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (SEDH), que executa a Política de Assistência Social no Estado. Todo o material, que faz parte das medidas preventivas ao coronavirus, será repassado aos municípios, que fará a entrega às famílias beneficiárias do Bolsa Família e demais em situação de vulnerabilidade e risco social. Ao assinar o termo o município se encarrega de fazer a distribuição, duas máscaras por membro familiar, com limite de 06 máscaras por família.

Assessoria

Deixe seu comentário