Thays Rochelly, Fabiana Guedes e Zeca
Compartilhe!

Nesta quinta-feira (10), é lembrado o Dia Mundial de Prevenção ao suicídio. A data serve como um alerta para um tema delicado e que algumas correntes até mesmo evitam diálogos sobre o assunto. O setembro amarelo, foi criado para conscientizar sobre a situação.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o suicídio aparece entre as 20 principais causas de morte no mundo, e envolve pessoas de todas as idades. Os mesmo dados também levantam algo impressionante, que aponta para um suicídio a cada 40 segundos.

Na cidade de Patos, a Prefeitura e Secretaria de Saúde possuem uma rede de assistência à saúde mental, e dentro dessa proposta também entra a prevenção a este tipo de problema.

O secretário de Saúde de Patos, José Francisco (Zeca), ressaltou que os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), e ainda as unidades de saúde como atenção primária, estão atentos aos sinais que indicam essa tendência, para que assim possam intervir adequadamente.

Thays Rochelly, psicóloga da Secretaria Municipal de Saúde, esclareceu que a saúde mental e a prevenção aos casos de suicídio devem ser uma constante ao longo do ano.

Para este mês de intensificação com a campanha Setembro Amarelo, Thays informou que o município está realizando diversas atividades nos serviços como CAPS, CER, Centro de Especialidades Frei Damião, para conscientizar as pessoas sobre a detecção dessa tendência e do tratamento existentes para as pessoas com sintomas de depressão. Ela também confirmou a realização de PIT STOP em pontos estratégicos com a população em geral.

Uma novidade anunciada por Thays, foi que, o Centro de Especialidades Frei Damião contará em breve com uma equipe de profissionais para reforçar o atendimento aos agravos da saúde mental, e consequentemente promover mais prevenção aos casos de suicídio.

Ainda nessa perspectiva, Fabiana Guedes, coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), frisou que as equipes de saúde do município estão atentas e capacitadas para promover atividades relacionadas ao controle dos fatores de riscos que antecedem o adoecimento das pessoas.

Fala de Zeca – Secretário de Saúde – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio:

Fala de Thays Rochelly – Psicóloga da Saúde Municipal – Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio:

Coordecom

Deixe seu comentário