O ressurgimento de Marte - Créditos: David Duarte e Romualdo Caldas
Compartilhe!

Após ser ocultado pela Lua, Marte surge por trás do limbo escuro do nosso satélite natural. O Planeta Vermelho exibe as fantásticas feições de sua superfície que inspirou astrônomos e escritores de ficção científica no século XX. E a Lua, suas belas crateras iluminadas lateralmente pela luz do sol, destacando toda profundidade do seu relevo. Tudo isso com incrível nitidez e definição de cores que nos faz indagar: qual telescópio espacial teria feito essa foto?

A resposta parece ser ainda mais surpreendente. A foto foi feita por dois astrônomos amadores brasileiros, de Maceió, Alagoas.

Para os aficcionados em astronomia de boa parte do Brasil, a noite de 5 para 6 de setembro de 2020 foi especial. Nessa noite ocorreu um fenômeno astronômico raro, a ocultação do planeta Marte pela Lua. Tal fenômeno só ocorre quando os dois astros estão em perfeito alinhamento com a Terra, o que raramente ocorre, e quando ocorre, é visível apenas em uma parte do planeta. E apesar do fenômeno se repetir outras 4 vezes em 2020, apenas uma dessas ocultações poderia ser vista de todo o Nordeste.

0906mars
Área de visibilidade da ocultação de Marte pela Lua – Fonte: IOTA

Foi por isso, David Duarte e Romualdo Caldas, do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, prepararam seus equipamentos com bastante antecedência para tentar registrar esse momento único. E como resultado, conseguiram fazer uma foto simplesmente fantástica do momento em que Marte surgia por trás da Lua, no momento final da ocultação.

Na noite da Ocultação, David e Romualdo participavam também de uma transmissão ao vivo organizada pelo Observatório Nacional. No exato momento em que A Lua entrava na frente do Planeta Vermelho, espessas nuvens encobriram a cidade de Maceió, onde eles estavam. Mas o tempo abriu e permitiu, não só que eles registrassem a incrível imagem, mas também transmitissem ao vivo o momento, com toda a emoção que se tem direito, conforme pode ser visto no vídeo abaixo, a partir das 2h33min. Notem também que, diante daquela maravilhosa visão, um dos convidados sugere que eles deveriam enviar a foto para o “APOD”.

APOD – Foto Astronômica do Dia

APOD, é o acrônimo para Astronomy Picture Of Day, ou Foto Astronômica do Dia. Trata-se de uma das sessões mais acessadas do site da NASA, que desde 1995 publica, a cada dia, uma foto diferente do universo, com uma breve explanação escrita por um astrônomo profissional da NASA. As fotos publicadas no APOD são escolhidas pelos astrônomos e especialistas da agência entre fotos que eles encontram na internet e fotos que são submetidas a eles, como foi o caso da imagem captada por David e Romualdo.

E na última sexta-feira, 11 de setembro, a NASA publicou como Foto Astronômica do Dia, o incrível registro feito por David Duarte e Romualdo Caldas, com o título “O Reaparecimento de Marte”, acompanhado de sua explanação:

“Marte reaparece logo além do limbo escuro da Lua nesse empilhamento de nítidos quadros de vídeo capturados em 6 de setembro. É claro que, para reaparecer, primeiramente ele teve que desaparecer. Isso aconteceu mais de uma hora antes, quando a borda iluminada sul da Lua minguante passou em frente ao Planeta Vermelho, para observadores de Maceió, Brasil. A ocultação lunar ocorreu quando a Lua estava perto do apogeu, a cerca de 400 mil quilômetros de distância. Marte estava quase 180 vezes mais distante. Foi a quarta ocultação lunar de Marte visível a partir da Terra em 2020. Foi visível de algumas latitudes ao sul, a quinta ocultação lunar de Marte em 2020 ocorrerá em 3 de outubro, quando a Lua e Marte estão ambos quase opostos ao Sol no céu do planeta Terra.”

apod20200911
Foto Astronômica do Dia em 11 de setembro de 2020 – Fonte: APOD/NASA

O “empilhamento de quadros de vídeo” citados no texto, diz respeito à técnica utilizada por David e Romualdo para captação de imagens lunares e planetárias, que consiste na gravação de um vídeo curto da cena e posterior empilhamento dos quadros para obtenção de uma imagem de maior qualidade e definição. Essa técnica permite descartar os quadros com menor qualidade, reduzir significativamente o ruído e obter imagens finais com maior nitidez, além de, eventualmente, conquistar o reconhecimento dos astrônomos da maior agência espacial do planeta.

Marcelo Zurita – (83) 99926-1152
APA – Associação Paraibana de Astronomia
BRAMON – Rede Brasileira de Observação de Meteoros
Asteroid Day Brasil – Coordenação Regional Nordeste
SAB – Sociedade Astronômica Brasileira

Deixe seu comentário