Compartilhe!

Na manhã desta segunda-feira, 14, membros do Projeto “Cuidando da Nossa Casa Comum” participaram de uma reunião com representantes dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) do município de Patos, juntos com a professora de Engenharia Florestal (UFCG), Carminha Learth, que doou 50 mudas nativas aos CRAS do município. O objetivo de firmar parceria para realizar um projeto de arborização dos centros, por meio de atividades que serão realizadas em espaços públicos.

De acordo com a professora da Universidade Federal de Campina Grande, Carminha Learth, engenheira florestal com mestrado e doutorado em Ciências Florestais, essa ação só foi possível ser realizada por meio do trabalho que já é desenvolvido junto com o Comitê de Energia Renovável (CERSA), que, segundo ela, tem participado ativamente do trabalho com a UFCG na valorização da Caatinga.

“Essa parceria só foi possível dentro do trabalho que a gente tá desenvolvendo junto com o CERSA, que tem trabalhado efetivamente com o nosso objetivo que é de chegar aos produtores rurais, pela valorização da nossa flora, da caatinga e de colocarmos como sujeitos dessa transformação que todo mundo deveria se preocupar em fazer dentro do seu ambiente”, disse a professora.

Sobre a parceria com os CRAS, Carminha destacou sua alegria pela valorização do Bioma Caatinga por meio do plantio nos centros.

“Hoje, essa parceria com os CRAS, me deixou muito feliz em participar, pois, é tudo voltado para o que a gente valoriza e estudou a vida inteira que é a Caatinga. Nós vamos trabalhar os plantios nas unidades e também vamos trabalhar com as crianças na conscientização em prol do Meio Ambiente”, ressaltou.

José de Anchieta, membro do Comitê de Energia Renovável (CERSA), destacou a importância dessas parcerias.

“Gostaria de falar sobre a importância das parcerias, da somarmos forças. Eu tenho certeza que se estive somente a equipe do projeto, a gente não teria os resultados que temos hoje, pra mostrar e levar esse projeto para outros municípios”, falou.

A primeira atividade ficou agendada para o dia 28 de setembro, onde as equipes dos CRAS irão receber doações de 50 mudas nativas que serão distribuídas para todas as unidades municipais.

Luta em prol do meio ambiente

O projeto “Cuidando da Nossa Casa Comum”, tem como um dos principais objetivos realizar parcerias por meio de instituições, representantes públicos, além da sociedade civil organizada, para que seja possível unir forças contra os desmontes das leis que garantem a segurança do Meio Ambiente, em busca da construção social de conscientização da importância das nossas florestas, nossos biomas, da fauna e da floras.

Políticas públicas

O papel e a responsabilidade do Poder Público pela preservação ambiental e a luta das instituições pela garantia de políticas públicas tem o objetivo de preservar o Meio Ambiente para evitar degradações, assim como recuperar áreas já degradadas. Além disso, defendem a necessidade da participação da sociedade civil na proteção da saúde da população.

CERSA

Deixe seu comentário