Veterinário Daniel Leite matou a tiros empresário José Eduardo Viegas Costa (Foto: reprodução/TV Mirante)
Compartilhe!

Imagens das câmeras de segurança da clínica veterinária onde o empresário Eduardo Viégas foi assassinado a tiros contrariam a versão dita pelo advogado do atirador.

Viégas morreu na última quarta-feira (9). O caso aconteceu em São Luís (MA), dentro da clínica no bairro Monte Castelo.

Como mostram as imagens obtidas TV Mirante — e divulgadas nesta quinta-feira (17) —, os disparos feitos pelo veterinário Daniel Leite foram na direção da cabeça da vítima, que morreu na hora.

Em entrevista, o advogado do veterinário havia dito que o cliente estava se defendendo e que ele atirou na direção das pernas do empresário.

Segundo a polícia, o empresário e o veterinário discutiram sobre o valor cobrado pelo atendimento ao gato de Viégas (leia mais abaixo).

As imagens que mostram o momento do crime ainda estão passando por uma perícia técnica. A polícia vai aguardar o resultado do laudo para concluir o inquérito no prazo de até 30 dias e, então, definir as qualificações do homicídio.

Namorada detalha discussão

O vídeo mostra quatro pessoas na recepção da clínica, por volta de 19h40, da quarta-feira (9). O empresário Eduardo Viégas carrega um cesto com um gato. Ele está acompanhado da namorada. Por trás do balcão está o veterinário Daniel Leite e, ao lado, uma quarta pessoa.

Segundo a polícia, eles discutiram sobre o valor cobrado pelo atendimento ao animal. A principal testemunha do caso é Evelyn Mendes, namorada do empresário assassinado. Ela também foi atingida pelos disparos do veterinário e perdeu um dos dedos (leia mais abaixo).

Evelyn deu detalhes sobre a discussão em entrevista à repórter Regina Sousa, na segunda-feira (14).

“Ele tava informando alguns procedimentos, mas não parecia que tinha sido efetuados de fato. Então a gente começou a questionar e ele não sabia explicar. Eduardo pediu a nota e ele não quis dar a nota. Eduardo disse que ia chamar a polícia, aí disse ‘vai lá, chama’, com ar de deboche”, disse Evelyn.

“Aí Eduardo disse que ia chamar a polícia. Duas vezes ele disse que era para Eduardo chamar a polícia”, completou (veja vídeo abaixo).

A briga e os disparos

As imagens mostram o empresário Eduardo Viégas pegando o celular para gravar a discussão. O veterinário demonstra não gostar de ser filmado, aponta o dedo pra o empresário e tenta tomar o celular.

O aparelho parece tocar no rosto de Viégas, que reage dando dois socos no rosto do veterinário.

Na hora da briga, Daniel Leite usa uma camisa para fora da calça, que não deixa mostrar a arma na cintura. Segundo a polícia, ele é frequentador de clube de tiro e possui licença para porte de arma. O revólver possui registro.

Após ser atingido pelos socos, Leite saca a arma da cintura e dispara na direção do casal. Os primeiros tiros acertaram Evelyn, que foi ferida no braço e na mão e perdeu um dos dedos.

“Eu só lembro já do meu namorado sendo atingido brutalmente, até mesmo depois de caído no chão. Acho que Eduardo caiu no terceiro [tiro], então ele ainda continuou, foram nove tiros”, relata a namorada de Viégas.

A sequência das imagens são chocantes. Leite dispara nove vezes na direção de Viégas.

Advogado disse que cliente atirou nos pés

Em entrevista, o advogado do veterinário disse que o cliente estava se defendendo e que atirou na direção das pernas.

“Ele narrou que naquele dia teria tido uma discussão muito forte, ele teria sido agredido pela vítima conforme consta no circuito interno de TV, e ele reagiu a agressão. Ele disse que não tinha a intenção de tirar a vida de ninguém, afinal ele não conhecia a pessoa e não tinha inimigos”, disse o advogado Leônide Santos Saraiva.

As imagens, entretanto, mostram que os disparos foram na direção da cabeça da vítima, que morreu na hora.

“Atirou na direção dos pés, ele abaixou muito rápido, e ele acabou atingindo órgãos fatais”, alegou Saraiva.

Boletins contra veterinário

O veterinário Daniel Leite era plantonista da clínica veterinária fazia cinco anos.

Contra ele, a polícia disse que já havia três boletins de ocorrência por ameaças e dano. A corporação também afirma que Leite possui duas passagens na polícia por dano e por ameaça.

“Tem algumas ocorrências registradas contra o autor, até por crime de ameaça e de dano. Que vão ser extraídas, para ver se as pessoas são intimadas pra falar. Porque pesa muito essa questão sobre a personalidade do autor. A vida pregressa dele deve ser analisada nos autos também”, explicou o delegado Lúcio Reis titular da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), que investiga o caso.

Veja o vídeo:

G1 MA

Deixe seu comentário