Início Esportes Futebol de botão ressurge em Patos com alguns botonistas amadores

Futebol de botão ressurge em Patos com alguns botonistas amadores

No próximo domingo dia 27 de setembro vai acontecer em Patos uma competição amadora de futebol de botão. Sim, o bom e velho futebol de botão está retornando a nossa cidade. Um grupo de amantes e praticantes dessa modalidade esportiva vem tentando resgatar esse esporte em nossa cidade e no Sertão paraibano. Em janeiro passado organizaram alguns encontros com pequenos torneios, e decidiram planejar um calendário para o ano inteiro de 2020. Mas como todos sabem, qualquer atividade esportiva e/ou sociais foram canceladas devido a pandemia do coronavírus. No futebol de botão não foi diferente, todo o calendário foi suspenso.

Agora no início de setembro de 2020 os botonistas cumprindo todas as recomendações que orientam a prática de atividades em grupo, retornaram aos treinos do futebol de botão. Sendo assim, os botonistas Matheus e Eduardo juntamente com amigos agendaram para o dia 27 próximo essa competição amadora, também seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e de álcool gel para proteção.

Copa Patos de Futebol de Botão como foi nomeada a competição, vai envolver nessa primeira etapa botonistas paraibanos e do vizinho estado do Rio Grande do Norte. As disputas serão na categoria Adulto individual e a modalidade praticada será a Bola 12 Toques, e os botões utilizados são no modelo vidrilhas de 45mm. De acordo com os idealizadores, “um dos objetivos principais é resgatar o retorno de antigos botonistas e despertar o interesse de novos praticantes para fortalecer essa modalidade esportiva em nossa cidade, aumentando assim a prática de jogos, e contribuindo para fortalecer o vínculo de amizade entre os praticantes”.

Em Patos, o futebol de botão vem sendo praticado de forma amadora por alguns botonistas e alguns deles criaram suas ligas independentes: a Liga Patoense de Futebol de Botão e a Liga do Sertão de Futebol de Botão, onde organizam treinos em casa e as vezes se reúnem na casa dos amigos para disputar partidas amistosas. Daí surgiu a ideia de fazer um campeonato para tentar atrair mais praticantes e desenvolver uma liga mais forte e competitiva em nossa cidade e nas cidades mais próximas a Patos.

A Copa Patos será disputada em quatro etapas, sendo uma por mês até o final de 2020. Sendo que essa primeira etapa deve ser disputada por cerca de 8 botonistas. Após essa primeira etapa os organizadores esperam que despertem o interesse em outras pessoas e que aumente o número de praticantes. Cada etapa terá distribuição de premiação (troféus) e será elaborado um ranking de acordo com o rendimento individual para definir o campeão da temporada de futebol de botão.

Para o ano de 2021 os botonistas estão planejando elaborar um calendário para preencher o ano inteiro com competições individuais e por equipes, caso o número de praticantes aumentem.

Se você era praticante ou ainda não conhece o futebol de botão, sinta-se convidado para participar dessa modalidade esportiva que ressurge em nossa cidade. Basta seguir o Instagram das ligas amadoras: @lpfb_futbotao ou a @ligadosertoafb e ficar por dentro de todas as informações.

Assessoria

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!