Compartilhe!

No próximo domingo dia 27 de setembro vai acontecer em Patos uma competição amadora de futebol de botão. Sim, o bom e velho futebol de botão está retornando a nossa cidade. Um grupo de amantes e praticantes dessa modalidade esportiva vem tentando resgatar esse esporte em nossa cidade e no Sertão paraibano. Em janeiro passado organizaram alguns encontros com pequenos torneios, e decidiram planejar um calendário para o ano inteiro de 2020. Mas como todos sabem, qualquer atividade esportiva e/ou sociais foram canceladas devido a pandemia do coronavírus. No futebol de botão não foi diferente, todo o calendário foi suspenso.

Agora no início de setembro de 2020 os botonistas cumprindo todas as recomendações que orientam a prática de atividades em grupo, retornaram aos treinos do futebol de botão. Sendo assim, os botonistas Matheus e Eduardo juntamente com amigos agendaram para o dia 27 próximo essa competição amadora, também seguindo todas as orientações de prevenção ao coronavírus, como o uso de máscaras e de álcool gel para proteção.

Copa Patos de Futebol de Botão como foi nomeada a competição, vai envolver nessa primeira etapa botonistas paraibanos e do vizinho estado do Rio Grande do Norte. As disputas serão na categoria Adulto individual e a modalidade praticada será a Bola 12 Toques, e os botões utilizados são no modelo vidrilhas de 45mm. De acordo com os idealizadores, “um dos objetivos principais é resgatar o retorno de antigos botonistas e despertar o interesse de novos praticantes para fortalecer essa modalidade esportiva em nossa cidade, aumentando assim a prática de jogos, e contribuindo para fortalecer o vínculo de amizade entre os praticantes”.

Em Patos, o futebol de botão vem sendo praticado de forma amadora por alguns botonistas e alguns deles criaram suas ligas independentes: a Liga Patoense de Futebol de Botão e a Liga do Sertão de Futebol de Botão, onde organizam treinos em casa e as vezes se reúnem na casa dos amigos para disputar partidas amistosas. Daí surgiu a ideia de fazer um campeonato para tentar atrair mais praticantes e desenvolver uma liga mais forte e competitiva em nossa cidade e nas cidades mais próximas a Patos.

A Copa Patos será disputada em quatro etapas, sendo uma por mês até o final de 2020. Sendo que essa primeira etapa deve ser disputada por cerca de 8 botonistas. Após essa primeira etapa os organizadores esperam que despertem o interesse em outras pessoas e que aumente o número de praticantes. Cada etapa terá distribuição de premiação (troféus) e será elaborado um ranking de acordo com o rendimento individual para definir o campeão da temporada de futebol de botão.

Para o ano de 2021 os botonistas estão planejando elaborar um calendário para preencher o ano inteiro com competições individuais e por equipes, caso o número de praticantes aumentem.

Se você era praticante ou ainda não conhece o futebol de botão, sinta-se convidado para participar dessa modalidade esportiva que ressurge em nossa cidade. Basta seguir o Instagram das ligas amadoras: @lpfb_futbotao ou a @ligadosertoafb e ficar por dentro de todas as informações.

Assessoria

Deixe seu comentário