Início Gerais Trump será transferido para hospital para seguir tratamento contra a Covid

Trump será transferido para hospital para seguir tratamento contra a Covid

Presidente Donald Trump fala durante o 1º debate da campanha presidencial na terça-feira (29) em Cleveland — Foto: Patrick Semansky/AP

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, será levado a um hospital nesta sexta-feira (2) após receber diagnóstico de Covid-19, informou a Casa Branca. Segundo o governo americano, a decisão pela entrada na unidade de saúde foi tomada como medida de precaução.

De acordo com Kayleigh McEnany, porta-voz da Casa Branca, Trump será atendido no Centro Médico Militar Walter Reed, perto da capital Washington. Um helicóptero oficial levará o presidente à unidade.

A porta-voz também disse que Trump tem sintomas leves, trabalhou ao longo do dia e “permanece animado”. Comunicado divulgado mais cedo pela Casa Branca dizia que o presidente sentia fadiga e que ele recebeu uma dose de oito gramas de um coquetel antiviral ainda em fase de testes nos EUA, segundo a nota oficial.

Ainda de acordo com o governo, Trump trabalhará de dentro da suíte presidencial do hospital. A unidade, diz o governo, tem estrutura para que o presidente despache do quarto.

Dessa forma, informou a Casa Branca, Trump não precisou transmitir a presidência ao vice, Mike Pence. Ele também foi testado, mas recebeu resultado negativo para Covid-19.

A primeira-dama Melania Trump, que também contraiu o novo coronavírus, tem dor de cabeça e tosse moderada (saiba mais sobre sintomas no fim da reportagem).

Além do coquetel, o presidente tomou suplementos alimentares, um analgésico e um medicamento para proteger o estômago. O comunicado não menciona a hidroxicloroquina, medicamento que havia sido defendido por Trump no passado para uso contra a Covid-19.

“Ele está sendo avaliado por um time de especialistas e juntos vamos fazer recomendações ao presidente e à primeira-dama sobre os próximos e melhores passos”, diz a Casa Branca.

Ainda segundo o governo dos EUA, os demais familiares de Trump foram testados e receberam resultado negativo. Todos passam bem.

Coronavírus na Casa Branca

Trump e Melania anunciaram o diagnóstico positivo para coronavírus na madrugada desta sexta-feira, cerca de 48 horas depois de o presidente participar do debate com o oponente na disputa eleitoral, o democrata Joe Biden — que não contraiu a doença.

“Esta noite, Melania e eu testamos positivo para Covid-19. Começaremos nosso processo de quarentena e recuperação imediatamente. Vamos passar por isso juntos!”, postou Trump em uma rede social.

O casal Trump passaram por exames ainda na quinta-feira depois de Hope Hicks, assessora do presidente americano, ter contraído o vírus.

A assessora esteve a bordo do avião presidencial com Trump na última terça-feira, para acompanhar a ida do presidente a Cleveland, cidade onde ocorreu o debate. Por causa do caso positivo de Hicks, Trump e Melania já estavam em quarentena antes de sair o resultado do teste.

Trump tem 74 anos e, de acordo com a rede americana CNN, é levemente obeso. Esses dois fatores o tornam mais suscetível a desenvolver sintomas graves da Covid-19.

Sintomas da Covid-19

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), os principais sintomas da Covid-19 são:

Sintomas mais comuns:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Cansaço

Sintomas menos recorrentes:

  • Dor de garganta
  • Diarreia
  • Conjuntivite
  • Dor de cabeça
  • Perda de paladar ou olfato
  • Erupção cutânea na pele ou descoloração dos dedos das mãos ou dos pés

Sintomas graves (com necessidade de atendimento médico imediato):

  • Dificuldade em respirar ou falta de ar
  • Dor ou pressão no peito
  • Perda de fala ou movimento

G1

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!