PB termina 3º trimestre de 2020 com apenas um açude sangrando e mais de 100 em situação normal, diz Aesa — Foto: Artur Lira/TV Paraíba
Compartilhe!

Um levantamento feito com base nos últimos volumes registrados em 134 açudes localizados na Paraíba mostra que o estado terminou o terceiro trimestre de 2020 com um açude sangrando e 103 em situação normal, com mais de 20% da capacidade total.

Os dados são da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), responsável pelo monitoramento dos reservatórios, e foram extraídos do site do órgão na última quarta-feira (30).

Outros 14 mananciais estão em observação, com menos de 20% da capacidade. Mais 16 açudes estão em situação crítica, com menos de 5% do volume total.

Somente um reservatório está totalmente vazio, o Manguape, situado no município de São Sebastião de Lagoa de Roça, que tem capacidade para 655.375 metros cúbicos de água.

De acordo com a Aesa, a situação confortável do abastecimento dos açudes pode ser justificada com a coincidência dos períodos chuvosos da Paraíba, que ocorrem geralmente no primeiro semestre do ano, dependendo da região.

Boqueirão contraria previsão de sangria

Açude Epitácio Pessoa, popularmente conhecido como Boqueirão, nome do município onde está localizado, encerrou o mês de setembro com 61,12% do volume total.

A situação contraria a previsão de que o reservatório sangraria, após três anos da transposição na Paraíba, com águas das chuvas em 2020.

O manancial alcançou, em maio deste ano, a marca de 70% da capacidade pela primeira vez em oito anos. Segundo os dados da Aesa, nos últimos dez anos, a maior quantidade registrada de água no açude foi em novembro de 2011, quando o açude de Boqueirão atingiu 93,92% da capacidade. A pior marca foi em março de 2017, quando chegou a 3,18%. Desde abril de 2017 que o açude recebe as águas da transposição do Rio São Francisco.

G1 PB

Deixe seu comentário