PB acumula alta de 4,5% no volume de vendas em um ano, diz IBGE — Foto: Francisco França/Jornal da Paraíba
Compartilhe!

O volume de vendas no comércio varejista da Paraíba acumulou alta de 4,5% em 12 meses. De acordo com a Pesquisa Mensal do Comércio de agosto, divulgada nesta quinta-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE), a variação foi a 4ª maior do país.

O resultado positivo ficou abaixo apenas dos verificados nos estados do Amazonas, com 6,9%; Pará, com 6,3%; e Santa Catarina, com 6,2%. O índice paraibano ficou acima da média brasileira, de 0,5%.

A receita nominal arrecadada pelo setor paraibano acompanhou esse movimento e acumulou alta de 7,1% no período. Esse aumento também foi maior do que o observado nacionalmente, de 3,4%, e menor do que os constatados nos estados do Amazonas, de 11,9%; Pará, de 10,7%; e Santa Catarina, de 8,5%.

No comparativo com o mês de julho, o estado também apresentou altas, de 4,5%, tanto no volume de vendas, como na receita nominal. Esse foi o segundo resultado positivo consecutivo paraibano, após reduções constatadas em junho, em relação à recuperação que havia sido registrada em maio.

Esses indicadores ficaram acima dos observados na média do país, de 3,4% para o volume e de 3,9% para a receita. Apesar disso, no ranking nordestino, ocuparam a penúltima posição, somente acima de Pernambuco, com variações de 2,5% e 2,6%, respectivamente.

Os maiores aumentos, porém, foram constatados frente ao mês de agosto do último ano, com acréscimo de 16% no volume de vendas do comércio varejista e de 19,1% na receita nominal. Na média nacional, esses resultados foram bem menores, de 6,1% no volume e de 10,1% na receita.

G1 PB

Deixe seu comentário