Compartilhe!

O candidato a prefeito pela Coligação Sou Patos (PT, PDT, PSOL, MDB e Avante), Lenildo Morais, disse que cuidará da nossa cidade e que dará a atenção necessária à saúde, trazendo mais cidadania à nossa população. Ele foi o entrevistado na tarde desta terça-feira (13) do programa Notícias da Hora Especial Eleições da Rádio Universidade FM.

Lenildo parabenizou a equipe da Universidade pelo modelo da entrevista que permitiu que apresentasse suas propostas de forma direta. “Foi muito positivo porque tivemos a oportunidade de mostrar propostas claras, objetivas e todas aplicáveis” disse. Lenildo reforçou opinando também sobre importância da participação da população, de poder ouvir as pessoas e saber o que é importante fazer para melhorar nossa cidade.

Lenildo agradeceu a receptividade que vem tendo nas visitas casa a casa que vem fazendo nessa campanha. Na opinião dele, isso mostra a aceitação de seu nome e a receptividade ao projeto que ele tem apresentado para cuidar da nossa cidade.

Leia, a seguir, alguns temas apresentados na entrevista e o que Lenildo irá fazer para trazer dias melhores para Patos.

Saúde

Lenildo irá abrir a UPA do Jatobá em cem dias de governo, como fez com a UPA do Campo da LIga. Ele disse que tratará a atenção primária como prioridade para que todas as unidades básicas de saúde possam ter médicos e as pessoas possam dispor de exames, inclusive na zona rural. Ele implantará em Santa Gertrudes um Complexo de Atendimento Permanente para atender a população 24 horas e retomará o serviço odontológico em todas as unidades de saúde de Patos. Lenildo irá fortalecer também o atendimento à saúde mental.

Educação

Lenildo anunciou que cumprirá uma reivindicação antiga dos professores, o pagamento do décimo quarto salário. Ele disse que irá climatizar todas as salas de aula e implantará o aprendizado da língua inglesa desde a alfabetização e disciplinas complementares como educação ambiental, educação no trânsito e de combate às drogas, para que as crianças tenham o caminho da cidadania e defendam essas políticas públicas no futuro. Lenildo quer também discutir com todos os representantes da área um grande programa político pedagógico para capacitar nossos professores, além de um programa de pós-graduação para a valorização dos servidores da área e para a melhoria da qualidade da Educação em nossa cidade.

Cultura

Lenildo irá resgatar e revitalizar o nosso São João, elaborando um grande projeto para implantar uma praça de eventos que terá o nome de Dinaldo Cabeção, homenagem ao trabalho que o ex-prefeito de Patos fez para a grandiosidade desta festa. As quadrilhas juninas serão valorizadas para participar dos eventos regionais Outro destaque para a cultura, conforme Lenildo, será a potencialização dos eventos religiosos. Ele disse que irá ouvir os representantes do setor de forma permanente e criará e fortalecerá o conselho de cultura e realizará festivais de cultura popular, como os de forró, os festivais universitários. As ações de cultura serão fortalecidas com a abertura do teatro municipal.

Emprego e renda

Lenildo vai criar o Banco do Povo para investir nos empreendimentos de Patos. Ele disse que destinará para esse projeto 2 por cento da arrecadação do Município. Esse valor chega ao patamar de R$ 12 milhões ao ano, conforme ele. Esses recursos serão voltados para o investimento na produção e no empreendedorismo na cidade.

Agricultura

Lenildo tem várias propostas para a Agricultura. Em sua gestão serão adquiridos vários equipamentos para dar suporte à produção da agricultura familiar e da pecuária. Ele citou uma perfuratriz para que poços artesianos tragam água para os projetos na zona rural, citando o projeto de produção da palma forrageira. Uma despolpadeira de milho será disponibilizada aos agricultores e também uma ensiladeira para a época da seca. Lenildo quer implantar em Patos uma bacia leiteira, uma grande feira de animais e implementar “um programa de agroindústria familiar no meio rural para gerar emprego e renda na nossa cidade”.

Transparência

Transparência sempre foi uma regra por onde Lenildo passou como gestor e na Prefeitura de Patos ele irá implantar um serviço de aplicativo de celular para que a população possa acompanhar as despesas da Prefeitura. “Vamos também implantar na escola uma disciplina de combate à corrupção para que as crianças possam aprender desde cedo sobre o mal que ela traz para a cidade” Lenildo enfatizou que quem cometer qualquer ato corrupto será sumariamente afastado da gestão.

Saneamento e meio ambiente

Lenildo fará um projeto de arborização e criação de viveiros de mudas para que as pessoas possam plantar árvores. Criará a disciplina de proteção ambiental nas escolas, além de um projeto de resíduos sólidos para processar o lixo e transformá-lo em recursos para a Prefeitura. Irá manter o convênio entre a Prefeitura e Cagepa para execução do plano de esgotamento sanitário de Patos.

Habitação

Lenildo disse que fará um convênio com o Ministério da Justiça para regularizar a situação fundiária dos patoenses que não têm escritura. Ele irá fazer os convênios tradicionais com Cehap e Ministério das Cidades para implementação de conjuntos residenciais para diminuir o déficit habitacional.

Trânsito

Lenildo irá concluir a construção de anel viário para concluir os quatro eixos da cidade. Irá construir ciclovias nos principais corredores urbanos e uniformizará as calçadas para o trânsito principalmente dos idosos. Ele fortalecerá a Superintendência de Transporte e Trânsito transformando-a numa agência.

Assessoria

Deixe seu comentário