Compartilhe!

downloadSe alguém chegasse a algum ponto da cidade de Catolé do Rocha, Sertão da Paraíba, e perguntasse a qualquer pessoa sobre quem era Otoniel Bezerra Filho, certamente pouquíssimos saberiam responder com precisão a tal pergunta. Mas se a pergunta fosse alterada, e ao invés de Otoniel, o nome fosse trocado por Niesa Ribeiro, imediatamente a maioria diria conhecer sim, a tal figura folclórica em questão.

Niesa Ribeiro era filho de Dona Adeildes e Seu Otoniel, nasceu em Catolé do Rocha, e viveu praticamente toda a sua vida residindo na Rua Barão do Rio Branco, bem no Centro da cidade.

Foi funcionário da Cagepa, locutor, comentarista de rodas de conversas, criou e deu vida a personagens com linguajar próprio e arredio, mas por trás do irreverente Otoniel Filho, a personagem “Niesa” alternava momentos de bonachão a cômico, e ao mesmo tempo, homem sem papas na língua. “Ninguém ousa desafiar Niesa, principalmente quando ele está ébrio, pois a resposta vem logo em cima da bucha” confidenciou certa vez o mestre Antônio Medeiros.

Tantas são a historietas contadas tendo como protagonista o velho Niesa, mas na manhã desta quarta-feira, 14/10, ele faleceu

Niesa morreu às 07h de hoje, na UTI do Hospital Edson Ramalho, em João Pessoa, onde estava internado para tratamento de um câncer nos pulmões.

O corpo será transladado ainda hoje, e o velório e sepultamento ocorrerão na cidade de Catolé do Rocha.

Catolé News

Deixe seu comentário