Odete era enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF) - Foto: reprodução/Facebook
Compartilhe!

A enfermeira Odete Ferreira de Souza foi uma das vítimas da Covid-19, na Paraíba. A profissional de saúde morreu nessa segunda-feira (19), depois de uma semana internada com sintomas da doença, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Isabel, em João Pessoa.

Defensora do SUS (Sistema Único de Saúde), formou-se na Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em 1986. Chamada carinhosamente de Del, trabalhava na área da saúde há mais de 30 anos e atualmente era enfermeira do Programa Saúde da Família (PSF) do bairro de Cruz das Armas.

Nas redes sociais, Odete descrevia o carinho pela família e a profissão.

“Minhas filhas e minha família são presentes de Deus. Sou feliz porque Deus vive em mim. Tenho muitos amigos enviados por Deus. Gosto da minha profissão pois foi um dom que Deus me deu??” – Odete Ferreira de Souza – Vítima da Covid-19.

De acordo com o Sindicato dos Enfermeiros no Estado da Paraíba (SINDEP), mesmo trabalhando diretamente com pacientes com possibilidade infecção pela doença, Odete não recebia a gratificação para profissionais da saúde em atividades na linha de frente contra o Covid-19. “O decreto não foi estendido para os profissionais da atenção básica. Disseram que não havia risco”, disse a presidente do SINDEP, Milka Rodrigues do Rego.

Odete Ferreira está entre os 11 profissionais de Enfermagem mortos desde o início da pandemia da Covid-19, contaminados pelo novo coronavírus no estado, segundo o SINDEP.

Em nota, o Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba (Coren PB) manifestou pesar pela morte da enfermeira. “Com uma vida de trabalho no PSF de Cruz das Armas, Odete deixa um legado de amor ao próximo e respeito por onde passou”, disse.

Dennison Vasconcelos – Portal T5

Deixe seu comentário