Início Gerais Observatório da Covid-19 reforça monitoramento da doença e quase 20 mil testes...

Observatório da Covid-19 reforça monitoramento da doença e quase 20 mil testes serão aplicados na Paraíba, diz secretário executivo de Saúde

Até o momento, 398.692 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados (Foto: reprodução)

Com o aumento da curva de contágio na Paraíba e a necessidade de adoção de ações articuladas entre os poderes executivo, estadual e municipal, o decreto publicado nesta terça-feira (20) mantém as políticas de combate a covid-19 com a ampliação do estado de calamidade. Em entrevista ao ClickPB, o Secretário Executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrami, destacou entre as ações de prevenção e mitigação da doença, o ‘Observatório Continuar Cuidando: observatório da Covid-19’.

Segundo ele, nas próximas semanas, todos os 223 municípios da Paraíba com regiões divididas pelo monitoramento da SES terão visitas de agentes de saúde que irão de casa em casa registrar a situação em que se encontra o estágio da doença. “Como o primeiro decreto tinha um limite ele está sendo renovado por esse cenário. O plano de recuperação segue obedecendo as fases e os risco de novo contágio, além de fazer avaliações. Essa ação é para que possamos identificar  frente à pandemia do novo coronavírus causador da doença denominada Covid-19 o monitoramento com as respostas que guiaram novas ações”, disse.

Beltrammi destacou que ‘Observatório da Covid-19’ além de reforçar o monitoramento da doença  aplicará quase 20 mil testes, 9.600 testes rápidos (exame feito depois do sétimo dia dos sintomas) e 9.600 RT-PCR (depois de três dias iniciados os sintomas) para aumentar a prevenção e fortalecer o monitoramento.

O secretário ainda avaliou como crítico o cenário de aumento da contaminação devido a ação humana. “Nós estamos tendo um aumento no número de pessoas que assumem o comportamento de risco, que abandonaram as proteções e se aglomeram. Comportamentos irresponsáveis tem preço e é o de vidas humanas”, disse.

Até o momento, 398.692 testes para diagnóstico da Covid-19 já foram realizados, 128.549 pessoas já contraíram a doença, 104.636 já se recuperaram e 3.001, infelizmente, faleceram na Paraíba.

Emmanuela Leite – ClickPB

Print Friendly, PDF & Email
Deixe seu comentário!