Compartilhe!

O dia 23 de outubro é especial para o futebol. Há 80 anos, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, nascia em Três Corações-MG. Com carreira irretocável entre 1956 e 1977, o Rei mudou a história do Santos, da Seleção Brasileira e do esporte.

Maior figura esportiva da história do país, o Rei colecionou títulos e marcas importantes como jogador e deixou legado imenso ao futebol brasileiro após pendurar as chuteiras. Com Pelé, o Brasil venceu suas primeiras três Copas do Mundo, em 1958, 1962 e 1970, e se tornou protagonista do esporte.

Além de três títulos mundiais em quatro Copas disputadas, Pelé também é o maior artilheiro da Amarelinha, com 77 gols marcados em 92 jogos.

No Santos, Pelé formou times inesquecíveis ao lado de Dorval, Mengálvio, Coutinho e Pepe; venceu duas Libertadores, dois Mundiais, seis títulos brasileiros, três Torneios Rio-São Paulo e dez Campeonatos Paulistas. O Rei também quebrou a marca de 1000 gols pelo Peixe, marcando 1091 vezes em 1116 jogos.

Em 1958, Pelé participou de sua primeira Copa do Mundo com apenas 17 anos. Na competição, foi essencial para que a Seleção Brasileira conquistasse seu primeiro título do torneio, marcando gol na final inclusive

4 anos mais tarde, Pelé participou da Copa do Mundo de 1962. Apesar de se machucar na segunda partida do torneio, fez parte do elenco que conquistou o bicampeonato mundial

Foram 18 anos no Alvinegro entre 1956 e 1974. Nos últimos três anos de carreira, Pelé, já aposentado da Seleção Brasileira, aceitou o desafio de jogar no New York Cosmos dos Estados Unidos, onde se aposentou definitivamente em 1977.

Após pendurar as chuteiras, o Rei recebeu inúmeras condecorações reconhecendo sua carreira e legado. Em 1981, o jornal francês L’Equipe elegeu Pelé o atleta do século. Em 1998, a Fifa deu ao camisa 10 o título de melhor jogador do século XX.

Aos 80 anos, o Rei segue sendo a figura mais importante da história do Santos, da Seleção Brasileira, detendo a artilharia história e grande parte das principais conquistas das equipes.

Gazeta Esportiva

Deixe seu comentário