Compartilhe!

Há quem pense que a boca é unicamente a zona de entrada para alimentos e bebidas. Mas a verdade é que a boca também é a porta de entrada para algumas doenças. Talvez muitas pessoas ainda não saibam, mas algumas dessas patologias podem acarretar doenças graves, como AVC e infarto. Neste domingo (25), Dia Nacional da Saúde Bucal, o dentista do Hapvida em João Pessoa, Júnior Dantas, fala dos problemas que podem ser acarretados pela falta de higienização dos dentes e gengivas e dá dicas de como manter a saúde bucal.

“O que ocorre é que o ferimento na gengiva causado pela falta de higiene oral é a porta de entrada para bactérias caírem na corrente sanguínea. Quando isso acontece há o risco de parar no coração, o que provoca inflamação nas artérias. Esse processo pode aumentar, inclusive, os níveis de colesterol de um indivíduo”, explica.

O dentista afirma ainda que além do AVC e do infarto, partos prematuros e nascimentos de baixo peso, descontrole da diabete, são algumas das enfermidades que podem ser associadas à saúde bucais já estudadas por pesquisadores.

“Ao falar de saúde bucal, automaticamente vem à cabeça cárie, gengivite, mau hálito. Mas a lista de doenças ligadas à boca vai muito além disso, afeta, inclusive, outras partes do corpo e é preciso estar atento aos cuidados com a higiene da boca”, frisa Júnior Dantas.

O dentista ressalta ainda que pacientes que têm diabetes exigem um cuidado maior, a anestesia que é aplicada nesse paciente é diferente. “Nesse caso usa-se a anestesia sem adrenalina porque a substância altera a taxa de glicemia, causando uma crise de hiperglicemia. Outro ponto que os pacientes devem se atentar é para o horário da consulta: o período da manhã é mais indicado, pois ocorre logo após a primeira dose de insulina”, esclarece.

O especialista destaca que as feridas e inflamações bucais variam de aspecto e tamanho e podem afetar qualquer parte da boca, inclusive os lábios. Podendo desenvolver desde um sangramento ao escovar os dentes, que pode evoluir para um inchaço e vermelhidão da mucosa da boca ou úlceras dolorosas individuais.

Mantendo a saúde da boca e combatendo doenças – O dentista Júnior Dantas aproveita o momento para pontuar algumas atitudes que contribuem para manter a saúde bucal em dia. Confira abaixo:

·         Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente;
·         Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições
·         Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor;
·         Usar enxaguante bucal com flúor, caso seu dentista recomende;
·         Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água.

Assessoria

Deixe seu comentário