Prefeitura Municipal de Patos.
Compartilhe!

5f9ec9fc1b0b0 dia de finadosA Prefeitura de Patos publicou o decreto nº 061/2020 que estabelece critérios para a visitação aos cemitérios para o dia de finados, celebrado em 02 de novembro. Além dos cuidados com relação à proliferação do novo coronavírus, o decreto também estabelece cuidados com relação ao Aedes Aegypti, tendo em vista o costume de levar e deixar vasos com plantas para os entes queridos.

O documento esclarece que o horário de visitação será das 05h até às 19h, sendo obrigatório o uso de máscara para os visitantes e trabalhadores dos cemitérios; distância de 2m (dois metros) entre barracas/tendas de vendas de velas e de alimentos, com demarcação de espaçamento entre as pessoas de no mínimo 1,5 m.

As barracas devem disponibilizar álcool 70% ou preparações antissépticas de efeito similar para assepsia das mãos dos clientes; organização de filas nas entradas dos cemitérios com distanciamento de 1,5m entre cada pessoa. O visitante deve levar sua própria garrafa de água, além do álcool em gel a 70%; evita torcar em objetos, superfícies e em outras pessoas, além de manter o cuidado ao tossir, espirrar sempre protegendo a boca e o nariz com lenço ou papel descartável, ou ainda com o braço, nunca com as mãos.

A visitação nos cemitérios será monitorada por equipes da saúde, agentes de desinfecção pessoal, e demais secretarias.

É orientado que o visitante fique no interior do cemitério no máximo 45 minutos e que adote os cuidados necessários com o manuseio do álcool no momento de acender as velas. As pessoas do grupo de risco (idosos, grávidas, lactantes e portadores de doenças crônicas) devem evitar a circulação ou locais com aglomeração de pessoas.

Como forma de preparação e evitar a proliferação do COVID-19, todos os cemitérios passarão por desinfecção na madrugada da segunda-feira.

Aedes Aegypti

Além dos cuidados devido à pandemia do coronavírus, os visitantes devem reforçar os cuidados com a proliferação do Aedes Aegypti adotando medidas que irão ajudar no combate ao mosquito causador da doença.

a)    utilizar sempre vasos/recipientes com furos que permitam a vazão da água, mesmo que as flores sejam artificiais;

b)    manter o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água;

c)    dê preferência às flores artificiais e, nesse caso, ao invés de areia, podem ser utilizadas pedras, que facilitam o escoamento da água, lembrando sempre de utilizar um recipiente furado;

d)    retirar o invólucro de celofane, que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água;

e)    eliminar pratos e cachepots, que também propiciam a deposição de água;

f)    ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida.

Verifique o decreto na íntegra.

Coordecom
Deixe seu comentário