Compartilhe!

O Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro de Patos (CHRDJC) teve um plantão movimentado entre às 18h do dia 30 de outubro e às 6h da manhã desta terça-feira (03) de novembro. Neste período, a unidade que integra a rede estadual de saúde atendeu 337 pacientes e realizou 13 cirurgias, das quais nove foram de urgência e quatro eletivas. O dia de maior movimento foi a segunda-feira, dia 02, quando 112 atendimentos foram realizados na Urgência e Emergência da unidade, seguido do plantão do dia 31, quando foram atendidos 101 pessoas. Os acidentes de trânsito vitimaram 65 pessoas, das quais 62 envolveram motocicletas.

Na emergência, além dos casos envolvendo os acidentados com motos, os principais motivos dos atendimentos da unidade foram de pacientes com dor abdominal, queda da própria altura, dor na coluna, queda de nível, hipertensão, dificuldade de respirar, dor de cabeça, dor na perna, acidentes com animal peçonhento ou raivoso, torções, entre outros motivos. Em relação ao feriadão de 12 de Outubro, o de Finados teve um incremento de 6% em relação ao número de atendimentos, um aumento de 12% no registro de acidentados e ainda um aumento de 29% no número de pessoas que se envolveram em acidentes com motos e precisaram dos serviços do Complexo. Já em relação ao número de cirurgias, no comparativo dos dois feriadões, houve uma redução de 46%, caindo de 24 em outubro, para as 13 de agora.

A maior demanda de acidentados foi oriunda da cidade de Patos, com 26 casos no total, seguida de Matureia, Teixeira, Santa Luzia, Coremas e Vista Serrana. Dos 65 acidentados, 43 eram do sexo masculino e 22 do sexo feminino e as causas envolveram moto, automóvel e bicicleta. Neste período não foi constatado acidentes envolvendo veículos de tração animal.

Dos 13 procedimentos cirúrgicos realizados, a maior parte foi de cirurgia geral, com um total de 09 procedimentos, seguido de cirurgia oncológica, três no total e mais um procedimento cirúrgico de ortopedia. O diretor geral do Complexo, Francisco Guedes, avaliou o plantão como corriqueiro e adianta que a unidade está preparada para os aumentos de demanda sempre que acontece um feriadão. “Os plantões de feriadão normalmente são mais movimentados, não apenas em Patos, mas em todos os hospitais que são referência em urgência e emergência porque, via de regra, como há maior fluxo de pessoas nas estradas e cidades, também acontecem mais acidentes, de forma que a gente sempre se antecipa de alguma forma para dar o suporte e atendimento à população que nos procura”, destaca o diretor.

Assessoria

Deixe seu comentário